Opinião – O Nordeste não se bica com Bolsonaro – por Inaldo Sampaio

Mário Flávio - 02.07.2019 às 06:17h

Duas pesquisas divulgadas no final de semana revelam que a maioria dos nordestinos reprova o governo do presidente Jair Bolsonaro. Essa reprovação não começou agora. Vem desde a campanha eleitoral, quando o então candidato do PSL foi derrotado em todos os estados da região.

Mas agravou-se nos últimos seis meses em razão dos desacertos do governo na área econômica. De acordo com o Ibope, que divulgou pesquisa encomendada pela CNI, em abril último 35% dos brasileiros aprovavam o governo Bolsonaro, ante 27% que reprovavam. Em junho o índice de aprovação caiu para 32% e o de reprovação subiu para esse mesmo percentual. No Nordeste, porém, a situação do governo é mais complicada.

O percentual de nordestinos que avaliam o governo como bom ou ótimo caiu de 25% para 17% nos últimos três meses, ao passo que o percentual dos que reprovam subiu de 40% para 47%. Já pelo Instituto Paraná Pesquisas, 51% dos brasileiros não estão satisfeitos com o governo, ante 44% que dizem o contrário. Apenas 7,4% dos entrevistados consideram ótima a gestão do presidente, 22,7% a reputam como boa e 26,9% como regular. O que consola o governo é a região Sul, onde, de acordo com o Ibope, seu índice de aprovação subiu de 44% para 52%.