Candidato a vice-prefeito na chapa de Tony Gel em 2016, Raffiê Dellon atua com destaque na Coordenação da 4ª Ciretran de Caruaru. Ele conseguiu dar visibilidade ao órgão e anunciou que pretende disputar a eleição para prefeito ano que vem. O jovem político deixou o PV e foi para o PSD, partido no qual encontrou abrigo sobre as asas do deputado federal André de Paula, que já garantiu a ele a legenda para disputar o Palácio Jaime Nejaim em 2020.
E ele pode ter um apoio substancial no pleito que se aproxima. O deputado estadual Tony Gel (MDB) teria em Raffiê um nome para ser o sucessor na política e uma aliança poderia ser bom para ambos. Raffiê tem apenas 28 anos e mesmo que não tenha êxito na eleição do ano que vem, ele ainda teria um longo caminho pela frente.
Um apoio de Tony a Raffiê poderia render a ele muitos votos e a junção entre MDB, PSD e SD daria um bom tempo de televisão e rádio para o guia eleitoral. Ainda poderiam vir mais partidos, entre eles o PSB, por exemplo. Mesmo pontuando bem em todas as pesquisas divulgadas até agora e nas internas que estão sendo feitas, ainda não se sabe se o ex-prefeito de Caruaru, Tony Gel, teria disposição para enfrentar a sua sexta disputa pela prefeitura.
O trabalho na Assembleia também chama atenção do próprio Tony, que é considerado um dos melhores parlamentares da Casa de Joaquim Nabuco. E a eleição de 2022 também seria outro atrativo para que Gel apoiasse Raffiê. Caso ele seja mesmo o escolhido, evitaria uma entrada de Dellon para a eleição de deputado e com isso, Raffiê iria mais uma vez pedir votos para Tony chegar ao quarto mandato consecutivo na Alepe.
Tony já testou Miriam Lacerda nas urnas, conseguiu ter uma excelente votação para deputada estadual, foi para o sacrifício na vice de Jarbas e perdeu a eleição para prefeita contra Zé Queiroz. De lá para cá, ela não mais concorreu e atualmente faz parte da equipe do senador Jarbas Vasconcelos. O outro nome que poderia ser indicado por ele é do filho e empresário Tonynho Rodrigues, mas o mesmo ainda não foi testado nas urnas e entrar numa disputa pesada como é a de prefeito de Caruaru poderia ser um fardo muito pesado para Tonynho carregar e talvez Tony queira poupar o filho desse desgaste.
Diante desse cenário e sem a garantia de apoio total do Palácio do Campo das Princesas, Tony poderia ceder a vaga para Raffiê, mas para isso os dois teriam que rever a relação. Mesmo com Gel indicando Raffiê para a coordenação da 4ª Ciretran, ambos pouco se falam. Até março do ano que vem eles terão tempo para uma decisão, mas como a política é dinâmica, parafraseando Accioly Neto, “tudo pode acontecer, inclusive nada”.
A vice…
Em uma provável aliança entre Tony Gel e Raffiê o nome de vice poderia vir de dentro da família Lacerda. A advogada Maria Luisa Lacerda, que tem disposição para entrar na vida pública. Ela tem conteúdo e daria leveza a chapa. Mas tudo dependeria do aval do tio e deputado Tony Gel, é claro.
…E o vice
Outro nome que Raffiê Dellon fez questão de citar para uma provável vaga de vice é do advogado Marcílio Cumaru. Desde a confusão envolvendo a Rede Sustentabilidade na eleição de 2016 que ele não quis mais saber da política partidária. Mas se tivesse um empurrãozinho poderia encarar a disputa. No entanto, o próprio Marcílio diz que prefere atuar nos bastidores da política. A conferir.
Visita surpresa
O deputado federal Fernando Rodolfo (PL/PE), esteve durante a madrugada desta segunda-feira (29) na emergência do Hospital Regional Dom Moura em Garanhuns, fazendo uma fiscalização de surpresa. O deputado flagrou o descaso com pacientes que esperavam a horas por atendimento nos corredores. Um médico chegou a jogar a culpa pela demora no atendimento para outros funcionários. Já um servidor do laboratório quase perde o controle emocional e se referiu à demora no atendimento com desfeita. Ele postou um vídeo do local.
Café da manhã
A Secretaria de Saúde de Caruaru convidou a imprensa para um café da manhã e coletiva sobre a transferência do Hospital do Coração e ampliação dos serviços do Hospital Municipal Manoel Afonso. A ação vai acontecer a partir de 8h30 no Hospital Municipal Manoel Afonso. A prefeitura quer tirar a ideia de que está fechando um Hospital. A oposição não perdoa e segue com críticas sobre a decisão.
Perpétua candidata
A secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Perpétua Dantas, pode ser uma das apostas da prefeita Raquel Lyra (PSDB) para disputar uma das vagas na Câmara Municipal de Caruaru nas eleições do próximo ano. Com perfil político, a gestora tem saído do gabinete e marcado presença nas mais diversas ações realizadas pelo governo municipal, que envolvem atividades diretamente ligadas à população. As informações são do Blog Cenário.
São Caetano tem 11 pré-candidatos
Segundo o jornalista Inaldo Sampaio, São Caetano é, até agora, dos municípios do interior, o que tem mais pré-candidatos à sucessão do prefeito Jadiel Braga (PSDB), que vai à reeleição: 11. Os que mais se mexem são os ex-prefeitos Doutor Neves (PTB), Jeovásio Almeida (PPS) e Esmeraldo Santos (PSC), além de Josafá Almeida (PSL), Luciano do Mercado (DEM) e João Leal Neto (PT).
Críticas a Bolsonaro
Pelas redes sociais, o governador Paulo Câmara lamentou as declarações do presidente da República sobre o pai do presidente da OAB. “O presidente da OAB foi violentamente agredido de forma grosseira e desumana. O Brasil precisa, cada vez mais, de exemplos que valorizem a tolerância, o diálogo, a solidariedade e a construção. Bolsonaro, lamentavelmente, tem seguido a direção contrária”, afirmou.