É justa a insatisfação de Wolney?

Mário Flávio - 15.08.2019 às 01:47h

Na manhã desta quarta-feira (14) a prefeita Raquel Lyra (PSDB) reuniu vereadores, assessores e correligionários para entregar máquinas e equipamentos agrícolas que irão contribuir para a melhoria da vida no campo. Duas entregues foram frutos de emendas do deputado federal Wolney Queiroz (PDT). Nas falas, a prefeita citou de forma discreta o nome do pedetista. Ela fez ainda um vídeo para as redes sociais e lembrou dos recursos obtidos pelo deputado federal e de outros parlamentares.

No entanto, a ação da tucana não agrada aos aliados e o próprio Wolney, que segue insatisfeito por não ser convidado para os eventos. Mesmo sem se manifestar publicamente, o não reconhecimento ou a forma como ele é lembrado nos eventos, como na entrega dessas máquinas, servem como combustível para aumentar o rancor de Wolney e do pai dele, o deputado Zé Queiroz, com a gestão de Raquel Lyra.

Ambos afirmam que foram vítimas de traição, já que apoiaram Raquel no Segundo Turno contra Tony Gel e acreditam que foram decisivos para a vitória dela. Eles alegam que logo após a vitória, levaram um chega pra lá de Raquel, não foram ouvidos e pessoas ligadas a eles ou indicadas por eles, sofreram perseguição por parte da gestão.

Raquel e membros do núcleo duro sempre negaram a informação e dizem que existia a intenção dos Queiroz em ter influência no governo, o que não foi aceito. Wolney e Zé garantem que nunca exigiram participação alguma nas decisões da gestão, apenas entregaram uma série de obras e questões para serem concluídas, algumas, segundo eles, não andaram.

O terreno comprado pelo governo do Estado para a transferência da Feira da Sulanca é outro motivo de intriga e cobrança de Wolney. Foram R$ 11 milhões investidos e o local segue sem utilização nenhuma e Raquel já disse que não vai usar a área. As divergências não param por aí e até as obras de requalificação no centro da cidade viram alvo de troca de farpas entre ambos.

Wolney tem como uma das principais características atrair recursos para Caruaru. É um DNA, uma marca, uma obstinação. Ele praticamente inaugurou essa prática na Capital do Agreste, antes esse tipo de atuação não existia ou vinha a conta gotas para a cidade. Por ter esse tipo de característica e dar importância as emendas, ele esperava ter uma atenção maior da gestão. Vai ter nas próximas ações? O tempo dirá!

Em Brasília…

A prefeita Raquel Lyra já se encontra em Brasília e por lá faz visita na busca de recursos para a cidade. Ela visitou os gabinetes de Fernando Rodolfo e Daniel Coelho. Do primeiro recebeu a informação de uma emenda no valor de mais de R$ 4 milhões para ser destinada para a saúde municipal. De Daniel mais recursos para saúde e também educação.

Nada de Wolney

Mesmo em Brasília Raquel não foi ao gabinete de Wolney. Ela deve ainda visitar o espaço do senador Fernando Bezerra Coelho e também ir a Ministérios para buscar recursos para a Capital do Agreste. Os anúncios devem acontecer nesta quinta-feira. A conferir.

Emendas…

O prazo para que os vereadores apresentassem emendas à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de Caruaru referente ao ano de 2020 foi encerrado à meia-noite desta terça-feira (13). Os textos seguem agora para as comissões da Casa e, em seguida, serão votados no plenário para que possam ser acrescentados à matéria original. Entre as emendas que foram apresentadas pelos parlamentares, três são de autoria do vereador Daniel Finizola (PT). As sugestões são voltadas para o Eixo Estratégico 1, que trata da temática de Desenvolvimento Humano, Inclusão e Direitos. Entre os temas abordados nos textos, estão questões como a implementação de políticas de enfrentamento ao racismo e à LGBTfobia e a execução de atividades que promovam a igualdade racial e o fortalecimento da cidadania LGBT.

...Mais emendas

Além disso, uma das emendas trata da realização de ações que promovam, por meio do esporte, a inclusão das pessoas com deficiência, a fim de melhorar a qualidade de vida desse público. Outra sugestão apresentada é referente à garantia de condições de escolarização dos estudantes da modalidade especial, com atendimento educacional especializado e apoio pedagógico.

O prazo

O prazo final para que a LDO seja reencaminhada para a sanção do Poder Executivo será encerrado no dia 31 de agosto. Todas as emendas e a matéria original estão disponíveis, na íntegra, na plataforma do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL): http://sapl.caruaru.pe.leg.br/.

Paulo no Sertão

O Governador Paulo Câmara visita nesta quinta-feira (15) o Moxotó Pernambucano. As cidades que receberão o chefe do executivo estadual são Arcoverde e Sertânia.  A agenda do gestor contempla lançamento de programa, visita a obras e autorização para novos trabalhos.

A maior decepção

Antes de presidir a reunião da executiva nacional do PSL que decidiu pela expulsão de Alexandre Frota (SP) dos quadros do partido, o presidente Luciano Bivar (PE) chamou-o ao seu gabinete e o aconselhou a parar de bater em Bolsonaro. Frota fez que iria atendê-lo e no dia seguinte declarou que o presidente foi sua “maior decepção”. As informações são de Inaldo Sampaio.

Novo partido

O deputado Felipe Carreras tem discutido em Brasília, com lideranças da expressão de Tábata Amaral (SP), ameaçada de expulsão no PDT, a possibilidade da criação de um novo partido, que já teria de imediato o ingresso de 10 deputados, nove do PSB e uma do PDT (Tábata).