Opinião – Deixa a economia crescer, Zé! – por – João Victor Godoy*

Mário Flávio - 16.08.2019 às 20:25h

O ex-prefeito de Caruaru e atual Deputado Estadual, Zé Queiroz, publicou ontem em seu Facebook um pequeno texto criticando a MP da Liberdade Econômica. Em suas palavras, ”um assalto do Governo Federal sobre os trabalhadores”.

Creio, seriamente, que temos conceitos diferentes sobre assalto. Muito felizmente, a maioria da bancada do PDT na Câmara não enxergou da mesma forma que Zé. Em um país que terminou o segundo trimestre, segundo o IBGE, ainda com 12,5% de desempregados, mais ou menos 13,2 milhões de brasileiros um salário, tenho certeza que deixar a nossa legislação do jeito que está não é a solução.

Segundo a Secretaria de Política Econômica do Governo, a Medida Provisória da Liberdade Econômica tem expectativa de gerar aproximadamente 3,7 milhões de empregos, crescer o país no ranking de liberdade econômica (desafio a pensarem qual país se desenvolveu sem crescer nesse ranking), aumentar o PIB per capta e tirar muitos da informalidade, questão esta, inclusive, que atrapalha muitos brasileiros na previdência. Nosso país está com a produção estagnada e alguma coisa tem de ser feita, se não, a conta virá e o pobre será muito prejudicado. Não tenham dúvida. A medida desburocratiza e incentiva o empreendedorismo, gerando movimento no mercado, empregos, renda e consumo. Somente assim sairemos da crise que assola milhares de brasileiros.

Inclusive, vale ressaltar, um dos nomes aliados ao deputado, Alberes Lopes, é o atual secretário estadual de micro e pequena empresa, trabalho e qualificação. O IBGE apontou que Pernambuco é o estado com a 3ª maior taxa de desemprego do país no segundo trimestre, 16%, com uma queda de 0,1% do primeiro trimestre para o segundo. Sem dúvidas, não foi aumentando burocracias que o secretário e o Governo Estadual conseguiram baixar esse tímido 0,1%.

Dizer que a MP da Liberdade Econômica prejudicará aos trabalhadores, ao meu ver, é não pensar em quem não consegue trabalhar.

*João Victor Godoy é Estudante de Direito, Aluno do Renova BR e Tesoureiro do Diretório Acadêmico Gilberto Freitas de Araújo