
Nesta sexta-feira (12) é divulgado com exclusividade para o Blog de Jamildo o levantamento da Paraná Pesquisas sobre o cenário das Eleições 2022 em Pernambuco. Um das situações analisadas pela pesquisa foi as intenções de votos para vaga no Senado.
De acordo com a pesquisa, na medida espontânea, em que não é citado os nomes dos candidatos, existe um empate técnico entre três dos principais candidatos ao Senado, mas são poucos os indivíduos que indicaram um político em que irá votar.
Veja intenções de voto para o Senado em cenário espontâneo
Na pesquisa espontânea 84,3% dos participantes não sabem ou não souberam responder. O índice de Ninguém/Branco/ Nulo também é maior que as intenções de voto para os candidatos, 8% dos entrevistados escolheram a opção. Menos de 8% das pessoas citaram algum candidato.
Apenas 3 candidatos possuíram mais de de 1% na pesquisa espontânea e todos estão tecnicamente empatados com base na margem de erro de 2,6 pontos percentuais.
Teresa Leitão (PT) e Gilson Machado (PL) foram os candidatos com os maiores índices de votos espontâneos e empataram com 2,5% das intenções. O candidato André de Paula (PSD) conseguiu 1,4%, mas por conta da margem de erro também empata tecnicamente com Teresa e Gilson.
Os demais candidatos não conseguiram pontuar acima de 1%. Guilherme Coelho (PSDB) conseguiu apenas 0,5%, enquanto Esteves Jacinto (PSC) e Eugênia Lima (PSOL) tiveram 0,1%.
Sobre o levantamento da Paraná Pesquisas
A pesquisa entrevistou presencialmente 1541 pessoas do Estado de Pernambuco durante os dias 7 e 11 de agosto. A margem de erro da pesquisa é de 2,6 pontos. Seu nível de confiabilidade é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número PE-05038/2022.