Coluna da quinta – Efeito de ’manada’ para Marília preocupa adversários

Mário Flávio - 18.08.2022 às 07:31h

A cada rodada de pesquisa que sai a candidata ao governo pelo Solidariedade, Marília Arraes, recebe apoios por diversas regiões do estado. Alguns nomes são da oposição ao PSB e já estavam acertados com Marília, seja pela insatisfação com a Frente Popular ou pela influência dos candidatos ao senado, André de Paula ou a vice, Sebastião Oliveira.

No entanto, o que mais preocupa adversários é o chamado efeito manada, que leva apoiadores pelo fato de Marília liderar as pesquisas. Um exemplo disso aconteceu na cidade de Panelas, no Agreste. A oposição por lá é encabeçada pelo vice-prefeito Genilson Lucena, que rompeu com o atual gestor, Rubem Lima (PSB).

No Festival de Jericos, realizado em maio, o bloco tinha declarado apoio ao nome de Raquel Lyra (PSDB), mas alegando falta de diálogo e que acordos não teriam sido cumpridos, o bloco anunciou ontem o rompimento com Raquel e o apoio à candidatura de Marília.

Esse caso desse bloco ligou o sinal de alerta não apenas no palanque de Raquel, mas entre os demais postulantes. Só nesta quarta-feira (17), Marília recebeu apoio de vereadores de oposição e até de nomes ligados à Frente Popular de cidades do Agreste e Sertão.

O que foi acertado de apoio na estrutura e até mesmo de condições para que os deputados possam se eleger deverá ser cumprindo. Ou bastará apenas um aceno de Marília para que grupos apegados ao poder possam mudar de lado. De olho na possibilidade de vencer no primeiro turno, Marília não medirá esforços para receber o apoio dos desertores, mesmo que seja pelo simples interesse de ficar no palanque vencedor. A conferir.

Apoio…
A candidata a deputada estadual Débora Almeida não está para brincadeira. Em Caruaru, ela segue colecionando apoios e conta agora com os votos de um terço dos vereadores da cidade. A tucana recebeu oficialmente o apoio de Mano do Som, que se junta a mais seis vereadores da cidade. Mano estava praticamente fechado com o deputado Zé Queiroz, que busca à reeleição pelo PDT, mas após articulação do prefeito Rodrigo Pinheiro, decidiu votar nela.

Enquanto isso…
Se Débora conta hoje com o apoiou de sete vereadores de Caruaru o candidato preferido de Raquel Lyra em Caruaru não tem a mesma sorte. O ex-secretário Carlos Braga só tem o voto declarado do vereador Nelson Diniz (Cidadania). Os demais parlamentares da base estão apoiando nomes de fora de Caruaru. A eleição entre Débora e Carlos Braga será um fator interessante, nas no atual cenário, Débora leva ampla vantagem sobre Carlos Braga.

Sem Anderson…
Hoje seria o dia do candidato ao governo de Pernambuco, Anderson Ferreira (PL), ser sabatinado na Acic, numa série de entrevistas que envolve diversas entidades empresariais. No entanto, de acordo com agenda enviada pela assessoria do candidato o mesmo não virá. Ele na parte da tarde participa de Caminhada no bairro de Caetés I, em Abreu e Lima e a noite faz ação similar no bairro de Cruz de Rebouças, em Igarassu. É a terceira vez que Anderson fura agenda em Caruaru: ele não veio ao debate da Rádio Cidade e nem as sabatinas na própria Cidade e Liberdade.

…Gilson vem
No entanto, como foi convidado pela Acic o candidato ao senado, Gilson Machado Neto, confirmou que vem ao evento para ser sabatinado. Gilson já entendeu a importância do Agreste para a campanha, já que o presidente Jair Bolsonaro teve muitos no Agreste e esse distanciamento de Anderson com o interior começa a incomodar o eleitorado conservador no interior. Um equívoco da coordenação da campanha de Anderson e acerto do ex-ministro do Turismo.

Distância de 7 pontos…
Pesquisa PoderData com 3.500 entrevistas realizada de 14 a 16 de agosto mostra que Lula (PT) tem uma vantagem de 7 pontos percentuais sobre Jair Bolsonaro (PL) no 1º turno. Hoje, o petista tem 44%; o presidente marca 37%. Com o resultado, a dianteira de Lula sobre Bolsonaro segue estável. Há 15 dias, era de 8 pontos. Os números foram bem diferentes da pesquisa do Ipec divulgada na terça-feira.

…Ciro empaca
Hoje, Ciro Gomes (PDT) tem 6%. Empata tecnicamente com Simone Tebet (MDB), que marca 4%, considerando-se a margem de erro de 2 pontos percentuais. Sofia Manzano (PCB) aparece com 1%. É a 1ª vez que o PoderData testa os nomes de Soraya Thronicke (União Brasil) e Roberto Jefferson (PTB) no cenário de 1º turno. Nenhum dos 2 teve menções suficientes para pontuar. Eymael (DC), Pablo Marçal (Pros), Felipe d’Avila (Novo), Vera Lúcia (PSTU) e Leonardo Péricles (UP) também não chegaram a 1%.

Os candidatos da causa animal…
Ser um protetor de animais é um bom negócio quando o assunto é voto. Esse ano, pelo menos cinco candidatos a deputados estão com esse mote. Na Frente Popular, do candidato Danilo Cabral (PSB), o nome que levanta essa bandeira é Carlos Alberto, do PP. Já o palanque de Miguel Coelho (União Brasil) conta com a presença do deputado estadual Romero Albuquerque, que faz parte do mesmo partido. O grupo de Raquel Lyra (PSDB) tem o candidato Victor Torres, do Cidadania, partido de Priscila Krause, candidata a vice-governadora da chapa.

…Dois nomes de Caruaru
Em Caruaru, a situação não é diferente e dois nomes que estão com mandato na Câmara de Vereadores e são defensores da causa animal irão disputar a eleição de deputado federal e farão uma disputa particular para saber quem vai ter mais voto. De um lado está Anderson Correia, que apesar de ser do PP vota em Raquel Lyra para governadora. E aos 48 do segundo tempo quem também entrou na disputa foi Fagner Fernandes, só que pelo PDT. Esse último apoia Danilo Cabral para o governo. A disputa entre os dois será boa.

Advogados e empresários…
Segundo dados fornecidos pelo Tribunal Superior Eleitoral, um em cada cinco candidatos às eleições de outubro é advogado ou empresário. O que não surpreende muito, a bem da verdade. risos.
Entre os mais de 28 mil registros feitos no TSE, mais de 5,5 mil candidatos declararam advogar ou ter um negócio para o seu sustento.

…E as outras profissões?
Vereadores e deputados seguem a lista, com policiais militares fechando o top-5. Em termos de representatividade, eles são mais de 30% de todos os candidatos inscritos para o pleito. Veja a lista aqui. O que mais chamou atenção: A profissão que mais cresceu em comparação com as eleições de 2018 foi a dos policiais militares, com aumento de 38%. Esse foi o mesmo percentual, mas de queda, no número de professores do ensino médio.