
Dez carros de luxo de marcas como Porsche, Volvo, Audi e Jeep foram apreendidos, nesta sexta (9), durante uma operação realizada pela Polícia Federal (PF) para recuperar dinheiro desviado por dois doleiros do Recife.
A PF identificou o envio ilícito de, pelo menos, R$ 7 milhões para os Estados Unidos entre 2014 e 2020.
Esta é a segunda fase da Operação Aqua, que investiga a atividade dos doleiros na capital pernambucana. Foram cumpridos três mandados de busca e apreensão em endereços de pessoas e empresas nos bairros do Pina e Ibura, ambos na Zona Sul do Recife. Os nomes dos alvos não foram divulgados.
Além dos carros de luxo, foram apreendidos documentos e computadores.
Segundo a Polícia Federal, os veículos foram obtidos pelos dois doleiros a partir da prática de crimes contra o Sistema Financeiro Nacional. Somente o Porsche Panamera Turbo, apreendido nesta sexta (9), é avaliado em R$ 900 mil, informou a PF.
A Justiça Federal também determinou o bloqueio de imóveis e de contas dos dois indiciados e de empresas relacionadas a eles.
Apesar do indiciamento dos dois por exercício de atividades clandestinas em operações de câmbio e evasão de divisas ao exterior, não existe nenhum mandado de prisão em aberto contra nenhum dos suspeitos. Os nomes deles também não foram divulgados.
A operação foi denominada Aqua porque os dois são proprietários de empresas de distribuição de água mineral. A Polícia Federal acredita que, com o uso do nome dessas empresas, tenham sido abertas contas bancárias para realizar movimentações financeiras ilícitas.
As investigações contam com informações obtidas em cooperação internacional com os Estados Unidos, onde também foi solicitado o bloqueio dos bens dos doleiros. As penas previstas para os crimes pelos quais os doleiros são investigados são de até dez anos.