Moraes agradece a delegados-gerais das polícias civis por garantirem a segurança das Eleições 2022

Jorge Brandão - 07.12.2022 às 08:25h
Foto: Antonio Augusto

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes recebeu nessa terça-feira (6), delegados-gerais das Polícias Civis de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal. Ele agradeceu pelo trabalho de cada um, que garantiu a segurança e a tranquilidade durante o primeiro e o segundo turno das Eleições Gerais de 2022.

Segundo o ministro, a integração entre a Justiça Eleitoral e as Polícias Civis e Militares foi fundamental para que as eleições ocorressem sem grandes contratempos em todo o país, apesar da apreensão pela situação de antagonismo político no país.

“Tivemos sucesso e tranquilidade nas eleições. O período subsequente foi um pouquinho agitado, mas nada que tenha fugido da normalidade e nada que tenha rompido a legalidade. Isso se deve muito ao trabalho de todos vocês, individualmente, no sentido de cada uma das Polícias dos estados, mas também coletivamente”, destacou.

Na opinião do ministro, a parceria entre a Justiça Eleitoral e as Polícias Civis deve continuar mesmo após as eleições, para que esse trabalho conjunto seja aperfeiçoado, com o objetivo de garantir toda segurança necessária nos próximos pleitos. “Terminadas as eleições, nós já começamos a pensar nas próximas e em como é possível aperfeiçoar e melhorar as questões eleitorais”, observou.

A ministra Cármen Lúcia, que será a presidente do TSE nas Eleições Municipais de 2024, também participou da reunião e ressaltou a importância do trabalho dos delegados nas eleições: “Todo o processo eleitoral é um processo de dificuldades, no sentido da dinâmica e da própria sociedade. Este ano não foi diferente. Teve percalços próprios do momento que nós vivemos na humanidade e no Brasil, com suas peculiaridades. Todos os senhores foram muito importantes para que a Justiça Eleitoral brasileira pudesse funcionar e prestar o serviço que cada cidadão brasileiro espera”.