
Da CNN
O Papa Francisco revelou em uma nova entrevista que já assinou sua carta de demissão para ser usada no caso de ficar “incapacitado”.
Francisco fez o comentário em entrevista ao canal de notícias espanhol ABC, publicada no domingo (18), quando questionado sobre o que aconteceria se um papa fosse repentinamente impedido de desempenhar suas funções devido a problemas de saúde ou a um acidente.
Francisco disse que escreveu a carta há vários anos e a entregou ao então secretário de Estado do Vaticano, o cardeal Tarcisio Bertone, que renunciou em 2013.
“Já assinei minha renúncia. O Secretário de Estado na época era Tarcísio Bertone. Eu assinei e disse: ‘Se eu ficar incapacitado por razões médicas ou qualquer outra coisa, aqui está minha renúncia’”, contou Francisco.
“Não sei a quem o cardeal Bertone entregou essa carta, mas eu a entreguei a ele quando ele era secretário de Estado”, disse Francisco, acrescentando que esta foi a primeira vez em que falou publicamente sobre a existência da carta.
Francisco disse que os ex-pontífices Paulo VI e Pio XII também redigiram suas cartas de renúncia no caso de uma deficiência permanente.