Alexandre de Moraes revoga afastamento de Ibaneis Rocha, que reassumirá governo do Distrito Federal

Lucas Medeiros - 15.03.2023 às 16:55h
(Imagem: Reprodução/ Internet)

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou a volta de Ibaneis Rocha ao governo do Distrito Federal. Ele estava afastado do cargo desde o dia 8 de janeiro, por ocasião dos ataques terroristas contra os Três Poderes.

Diante do exposto, REVOGO A MEDIDA CAUTELAR imposta a IBANEIS ROCHA BARROS JÚNIOR, determinando seu RETORNO IMEDIATO ao exercício integral das funções do cargo de Governador do Distrito Federal”, escreveu Alexandre na decisão.

O magistrado afirma que não há indícios de que Ibaneis “estaria buscando obstaculizar ou prejudicar os trabalhos investigativos, ou mesmo destruindo evidências“.

O momento atual da investigação – após a realização de diversas diligências e laudos – não mais revela a adequação e a necessidade da manutenção da medida, pois não se vislumbra, atualmente, risco de que o retorno à função pública do investigado IBANEIS ROCHA BARROS JÚNIOR possa comprometer a presente investigação ou resultar na reiteração das infrações penais investigadas“, diz o ministro do STF na decisão.

O afastamento havia sido determinado pelo próprio Alexandre, em janeiro. O ministro entendeu que Ibaneis deveria ser investigado por suposta omissão na segurança do DF no dia 8 de janeiro, quando golpistas invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes da República.

Inicialmente, o afastamento valeria por 90 dias, até o início de abril. Desde o afastamento, a vice-governadora Celina Leão (PP) estava na chefia do Executivo.

De acordo com o ministro, as investigações sobre supostas omissões na segurança pública do Distrito Federal continuam e Ibaneis poderá voltar a ser afastado, se for necessário.