Professores de Caruaru podem deflagrar greve nesta quinta-feira (30)

Jorge Brandão - 30.03.2023 às 08:48h

A partir das 13h, os professores da rede municipal de ensino de Caruaru, se reúnem na União Beneficente para discutir a possibilidade de uma greve, caso o projeto enviado para a Câmara de Vereadores pelo Poder Executivo sobre o Plano de Cargos e Carreira da categoria, não seja alterado. Segundo o secretário geral do Sinduprom, Almani Veras, em entrevista à Rádio Cidade, o diálogo com o sindicato não foi finalizado. “Enquanto a categoria estava reunida em assembleia, o prefeito Rodrigo Pinheiro, enviou pra Câmara o projeto já pronto. Um projeto que é elaborado pelo Ibam, do Rio de Janeiro, que pouco conhece a realidade da cidade”, afirmou.

O sindicato alega que pelo o que foi proposto, os reajustes salariais são muito diferentes. De acordo com Almani, alguns professores vão receber R$ 1 mil enquanto outros R$ 0,62. O Sinduprom pede que o PL seja retirado e estudos mais profundos e diálogo entre a categoria e a gestão sejam realizados.

“Nós vamos ter aqui em Caruaru, e o sindicato está denunciando, um congelamento de salário, enquanto alguns vão reajuste significativo, outros vão ter um congelamento. A lei não permite redução dos salários, com isso, a Prefeitura vai pagar uma taxa de irredutibilidade que na prática vai funcionar como um congelamento.”

Almani ainda explica que agora a categoria está em Estado de Greve, que serve como um aviso. Caso a categoria aprove a greve, os professores vão seguir no mínimo de 72h para ser iniciada a greve. Esse prazo pode ser prorrogado.