Opinião – Para bom entendedor, um post apenas basta. Você deve ter cuidado – por João Antonio

Mário Flávio - 10.05.2023 às 06:55h

Na minha última participação aqui no Blog do Mário Flávio, eu alertei sobre as proximidades das eleições municipais e sobre a enxurrada de opiniões contrárias à administração de Caruaru, especialmente aquelas vindas de oportunistas que querem, a todo custo, obter um pouco de capital político para tentar disputar as eleições de 2024.

Em um episódio recente, um blogueiro noticiou uma SUPOSTA investigação do Ministério Público a respeito do que ele chamou de “esquema de corrupção” no São João de Caruaru.

Imediatamente após a publicação do SUPOSTO escândalo, aparece UMA “autoridade” “defendendo investigações”, exigindo respostas, condenando a corrupção e o velho blá blá blá de sempre.

O timing não poderia ser tão perfeito! Tão logo a “notícia” do “esquema” tenha sido “publicada” pelo “veículo” “ilibado” (tô gastando aspas demais neste texto, aff…), aparece um “bastião” da moralidade, o “defensor” do dinheiro público, o “inimigo” das falcatruas inventadas (para não dar a impressão de que foi combinado, né?).

Mas a impressão que deu foi essa mesma, afinal, quando, do nada, antes de qualquer um sentir o primeiro cheiro ruim, alguém faz cara feia, tapa o nariz e diz “alguém peidou” e logo depois o fedor é percebido, a sabedoria popular já sabe: quem denunciou primeiro é o provável perpetrador da ação mal-cheirosa.

É clara a tentativa de, a qualquer custo, arranhar a imagem que o prefeito Rodrigo Pinheiro está construindo com o seu trabalho. E, pelo inegável sucesso, até então, do empreendimento do São João de nossa cidade, esses ‘ataques’ vão se intensificar.

Lamentável a postura dos adversários políticos que precisam utilizar meios tão baixos para tentar conquistar um pouco de capital político. (sei que isso não é novidade…)

Lamentável, e perigosa, a postura de quem se intitula “imprensa”, publicando “notícias” sem fundamento algum, com interpretações deturpadas próprias e com claríssimo intuito de desinformação conveniente a alguns.

É por esse tipo de postura que o PL das Fake News está aí batendo à porta, ameaçando a liberdade de expressão e dando poderes praticamente ilimitados àqueles que querem calar quem não concorda com eles.

A campanha 2024 já começou: as fake news, os ataques de baixíssimo nível e as encenações hipócritas provam isso!

Abra o olho!

*João Antonio é professor

Foto: Divulgação