Nessa quinta-feira (05) ocorreu uma reunião que juntou representantes de diversas Instituições da Segurança Pública de Pernambuco para decidir sobre as novas estratégias para tentar garantir valorização salarial e profissional das categorias.
Após o encontro, as representações decidiram por uma passeata que acontece no próximo dia 26 de outubro, às 15h30, com a concentração na Praça do Derby, em direção ao Palácio do Campo das Princesas.
Segundo os manifestantes, desde setembro o governo está de posse da pauta conjunta do movimento, formatada pelas entidades de todas as categorias que integram o Fórum.
Representantes do Fórum garantem que tentaram diálogo, mas esbarram em dificuldades.
O Forum entregou ao estado um documento com 5 eixos para melhorar as condições de segurança em Pernambuco:
- Calendário das respostas das Pautas específicas de cada categoria, que foram
apresentadas ainda no primeiro semestre, solucionando as distorções de cada Plano
de Cargos; - Que qualquer negociação contemple reajustes para os 04 (quatro) anos do mandato
(2023 à 2026); - Estrutura minimamente condizente com a necessidade para o combate à
criminalidade do nosso Estado; - Concursos regulares com nomeações anuais para ir diminuindo o déficit de cada
categoria; - Estabelecimento de uma mesa permanente entre o Governo e este Fórum para ”discussão da área de Segurança Pública”.
Foi entregue ainda um ofício ao Tribunal de Justiça para intermediação e criação de uma câmara de conciliação.
“Essa passeata representa a voz unificada de todos os profissionais da Segurança Pública que há muito tempo vêm lutando por justiça salarial e melhores condições de trabalho. Já servi na Marinha, já fui Guarda Municipal, Policial Militar e hoje tenho a honra de ser Policial Civil. Mas, minha trajetória por essas forças de segurança me trouxe a certeza de muitos dos nossos problemas são compartilhados. Então, nesse caso, a nossa reação também precisa ser conjunta, o que nos dará mais força e representatividade. Além disso, o ato será uma clara demonstração de força e determinação em exigirmos respostas e ações concretas do governo para atender às nossas demandas. Não podemos mais aceitar o descaso e a negligência. Estamos unidos, comprometidos e prontos para lutar incansavelmente pela valorização que merecemos”, explica o diretor do SINPOL-PE, Márcio Hortêncio, um dos idealizadores do Fórum.
Participam do Fórum os representantes do SINPOL ( Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco ), ADEPPE ( Delegados) , SINPOLPEN-PE(Policiais Penais ), ACS ( cabo e soldados da PM) , ASPRA ( Praças da PM ) , Associação de Polícia Científica de Pernambuco – APOC-PE (Peritos Criminais), Sindicato dos Peritos Oficiais de Natureza Criminal (SINPOCRIM), Associação dos Peritos Médicos Legistas e Odontolegistas ( APEMOL), Associação dos Agentes de Perícia e de Medicina Legal (APEMEPE) e a Associação dos Peritos Papilocopistas.
