I Encontrão Presentia promove reflexão sobre música cristã em Caruaruense

Mário Flávio - 05.12.2014 às 19:06h

IMG_6673.JPG

Um olhar no passado para projetar o futuro. É esse o objetivo do I Encontrão Presentia. O evento ocorrerá no próximo domingo, dia 7, a partir das 15h, no Teatro João Lyra Filho, em Caruaru. A entrada é franca. A proposta é reviver as expressões de vanguarda da música cristã que marcaram a história da cidade nas últimas décadas, trazendo uma reflexão sobre os rumos desse tipo de arte na Capital do Agreste.

A programação será diversificada, com uma série de surpresas. Entre as atividades, haverá o reencontro de bandas como Nabhi e Gênesis, embora os componentes de outras bandas históricas estejam presentes participando. Esses conjuntos se destacaram em Caruaru e na região por causa de que possuíam características diferenciadas, com melodias que fugiam da tradição e letras questionadoras da realidade social. Um destaque para a Banda Nabhi, que tinha como público-alvo principal os excluídos da sociedade, realizando trabalhos nas noites de sábado, das 22h às 0h, durante os anos 80, na parte inferior do prédio da Prefeitura de Caruaru.

Além disso, o Encontrão prestará homenagem ao grupo Rebanhão, que foi um divisor de águas na música cristã produzida no Brasil e a banda Desafios com trabalho semelhante na região. Outros artistas regionais também marcarão presença no projeto. O evento já está mobilizando pessoas de várias partes do país. Uma delas é o controlador de voo Fábio César, que reside em Belo Horizonte-MG. Ele reservou uma passagem para a Capital do Agreste com o único objetivo de prestigiar o Encontrão.

Ao contrário do que alguns podem imaginar, o evento não terá um tom nostálgico, mas buscará encontrar novos horizontes para a música, levantando a reflexão sobre a influência da mesma na sociedade. Por causa disso, uma nova geração de músicos já se mostra interessada em abrilhantar o Encontrão. O músico Estevão Soares, 25, faz parte desse contexto. Ele destaca a importância de eventos dessa natureza. “É pertinente que se faça a comparação entre a música produzida há algumas décadas e a que é feita atualmente, levando-se em consideração o contexto histórico e as transformações sociais.

Mesmo assim, pode-se perceber que as letras escritas há mais de 30 anos permanecem atuais, pois os conflitos internos do ser humano continuam os mesmos”, observa Soares, que também é vice-presidente da Juventude Batista do Agreste de Pernambuco. O editor do blog cristão Presentia, Paulo Nailson, é o idealizador do evento. Ele faz questão de destacar que o programa parte da premissa que é necessário aprofundar a discussão a respeito do tipo de arte produzida no tempo presente. “Não se pode enxergar a música, principalmente a cristã, como um produto do mercado, mas sim como algo que inquieta, incomoda, provoca transformação. O Encontrão busca esse caráter revolucionário”, observa.

Outras informações acerca do Encontrão estão disponíveis no sítio www.presentiaonline.blogspot.com, ou pelo telefone (81) 9131.6641.