Em Agrestina, feiras terão novos horários 

Mário Flávio - 02.03.2015 às 11:22h



    A partir de março, as feiras livres no município de Agrestina serão mantidas às sextas-feiras, como vinha sendo feito durante o mês de fevereiro. A decisão foi anunciada em ato público realizado neste dia 27 de fevereiro, no qual estiveram presentes representantes de classes envolvidas no assunto, Prefeitura e Câmara de Dirigentes Lojistas. A mudança representa mais um passo para a organização do comércio informal.
    Desde fevereiro, a mudança da feira já era aceita pela população como benéfica. A iniciativa encabeçada pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento, à época, foi elogiada pela CDL de Agrestina, através de ofício no qual foi manifestado o apoio à mudança de data, citando alguns motivos para tal. O texto do documento afirma que dessa forma, “a cidade fica limpa e desobstruída aos sábados e domingos; a feira local se fortalece já que não há outra no raio de 100 km; na sexta-feira teremos frutas e verduras fresquinhas, pois a Ceaca os oferece na quinta-feira ao contrário da feira na segunda, quando recebemos todos eles já feirados.” “Ofertando-lhe assim um resultado totalmente favorável a essa mudança, que atenda ao anseio do Poder Executivo e do povo de Agrestina”, dizia o documento assinado por Severino Bento, presidente da CDL.
    Com base nesse entendimento, a entidade realizou uma pesquisa no dia 20 de fevereiro de 2015, consultando 616 pessoas de todos os ramos comerciais, além de consumidores que circulavam na feira livre. A Câmara propôs a pergunta: “Qual o dia melhor para a realização da feira livre de Agrestina para o senhor (ou senhora), na segunda ou na sexta-feira?” O resultado final atestou que 63,1% dos entrevistados aprovam a realização da feira às sextas, 32% preferiam a segunda-feira e 4,9% se abstém do voto. Entre 42 associados à Câmara, 90,5% preferem as sextas, 3% às segundas e 1% se absteve do voto. O material está à disposição na CDL para a consulta por qualquer cidadão interessado no assunto. Segundo o presidente, a CDL atuou como “representante da vontade do povo”. “Nenhum segmento envolvido na feira ficou fora da pesquisa”, completou Severino. Foram consultadas profissionais que trabalham no Mercado de Farinha, do açougue, feiras de frutas e verduras, feira livre e no comércio associado ou não à Câmara, além dos consumidores.
    Diante dos dados, o prefeito Thiago Nunes e o secretário de Agricultura e Abastecimento, Dr. Ademir Alves resolveram oficializar a mudança. No ato público, o vice-prefeito Josué Mendes, representando Governo Municipal, disse que a decisão ouviu as reivindicações do povo, seguindo os preceitos da democracia. “Por isso essa mudança é tão importante. Somos um governo participativo e estamos hoje oficializando a decisão da maioria. Só temos a ganhar com a mudança”, afirmou. 
    Sendo assim, as próximas feiras serão realizadas nos dias 06, 14, 20 e 27 de março, continuando no mês seguinte e sendo modificada apenas de acordo com feriados. Os feirantes de Agrestina montam os bancos nas Ruas João de Deus, João Guilherme, Capitão Matulino e no entorno da Praça Padre Cícero, todas no centro. Os produtos começam a ser comercializados desde às 5h da manhã até as 13h, no máximo. Estão disponíveis produtos alimentícios, roupas, calçados, ervas, carnes e produtos afins.