A Segunda Semana do Patrimônio Cultural de Caruaru aproveita o momento em que o Plano Diretor da cidade está sendo repensado para levantar a discussão sobre os nossos patrimônios e como eles devem ser vistos no planejamento urbano. “Nós temos uma falsa ideia de desenvolvimento de que para a cidade crescer é necessário destruir os prédio antigos e construir novos em cima, mas progresso e preservação podem andar juntos. Podemos pensar em um desenvolvimento sustentável entre crescimento e conservação” comenta a professora de arquitetura de urbanismo do UniFavip Devry, Amanda Casé. Ainda de acordo com ela, é preciso frear essa prática e proteger a história.
O evento acontece entre os dias 16 e 18 de agosto. Ao final de todas as discussões, será feito um documento com todas as resoluções sugeridas para ser entregue ao poder municipal. A Semana do Patrimônio Cultura é uma realização da Fundarpe em parceria com o curso de arquitetura e urbanismo do UniFavip Devry.
No primeiro dia (16), a abertura contará com uma série de atividades, entre elas um passeio ciclístico percorrendo pontos do Rio Ipojuca. Além disso haverá, na Esplanada da Estação Ferroviária, apresentações da Mazurca de Agrestina, do Teatro Experimental de Arte (TEA), banda marcial, exposição de desenhos e desfile de moda.
No dia 17, à tarde, serão realizadas atividades artísticas em visitas técnicas à casas preservadas do centro de Caruaru e ao Comércio Futebol Clube. Nessa mesma data, a partir das 19h, no UNIFAVIP, serão realizados seminários. No primeiro dia o tema é “Patrimônio e Planejamento Urbano” com a participação de Jorge Eduardo Tinoco, responsável Técnico do Centro de Estudos Avançados da Conservação Integrada (CECI) e Lorena Veloso, diretora do Diretório de Preservação do Patrimônio Cultural (DPPC), que irão discutir os desafios da preservação por meio da legislação urbana.
Já no terceiro dia o tema será “Direito a Paisagem” e contará com a presença das professoras da UFPE, a geógrafa Edinéia Alcântara e a arquiteta Lúcia Veras, que vão discutir a paisagem urbana e natural de Caruaru.
O evento é gratuito, mas para participar dos dois últimos dias, é necessária realização de inscrição pelo e-mail semanapatrimonio.caruaru@gmail.com.