Representantes da “Frente Brasil Popular” permaneceram acampados nesta quarta-feira (4), na Praça do Derby, no centro do Recife, principalmente após o senador Antônio Anastasia (PSDB-MG) proferir voto em favor do impeachment da presidente Dilma Rousseff na comissão especial do Senado.
O parecer de Anastasia pelo afastamento da presidente da República tem 124 páginas. Ele aceitou os argumentos da acusação de que Dilma cometeu crime de responsabilidade ao contrair empréstimos em bancos públicos (vedado pela Lei de Responsabilidade Fiscal) e suplementar o Orçamento Geral da União sem autorização do Congresso Nacional. Ao final, no entanto, houve um pedido de vistas coletivo.
A concentração dos ativistas pró Dilma teve início às 16h no “Acampamento popular e permanente pela democracia”. Os manifestantes pretendem ficar acampados até a quarta-feira (11) da próxima semana, dia em que o parecer de Anastasia será votado no plenário. Caso o relatório seja aprovado, no dia seguinte a presidente será afastada por 180 dias, devendo ser substituída pelo vice-presidente Michel Temer. A deputada Teresa Leitão apoia o movimento.