Diante da primeira crise enfrentada com apenas três dias de governo, Raquel Lyra recuou e alterou o decreto que exonera os cargos comissionados da gestão estadual.
De acordo com o novo texto publicado no Diário Oficial dessa quarta-feira (04), entre os servidores que não serão mais exonerados, pelo menos nesse primeiro momento, estão gestores de escolas regulares, técnicas e de referência.
No entanto, os servidores que estão licenciados e servidores cedidos devem se apresentar de forma imediata, sendo um dos principais alvos das críticas dos sindicatos e órgãos de controle. Os servidores cedidos a outros órgãos têm até a sexta (06) para se apresentar aos os órgãos de origem. Já os que estão em outros estados têm até o dia 1º de fevereiro. Num texto enxuto, Raquel postou nas redes socais algo sobre a mudança no decreto. “Pernambuco sofre com fome, violência, saúde ruim. Pra mudar, faremos as coisas de jeito diferente do passado. Exoneramos cargos comissionados do antigo governo. Em áreas essenciais, como escolas, hospitais e presídios, profissionais serão mantidos. Pernambuco vai mudar”, disse.
Uma fonte ligada ao Sintepe disse que a mudança é essencial e que Raquel vai precisar ir mais além. A governadora diante da primeira crise enfrentada reúne o secretariado nesta quarta-feira para o primeiro encontro com o primeiro escalão.
