Do Poder 360
A aprovação ao trabalho dos governadores caiu de 34% para 29% em 5 meses, mostra pesquisa PoderData realizada de 1º a 3 de fevereiro de 2021. Outros 38% continuam avaliando os mandatários como “regular”, enquanto 28% rejeitam as administrações.
Os mandatários estaduais tiveram pico de popularidade em junho, 2º mês com mais mortes pela covid-19 até agora. À época, a maioria dos Estados estavam com restrições de circulação para conter a doença.
Depois, quando as mortes começaram a arrefecer no Brasil, a popularidade dos mandatários entrou em trajetória de queda, chegando nesta rodada no menor patamar desde que o PoderData começou a fazer a pergunta a seus entrevistados, em maio de 2020.
A pesquisa foi realizada pelo PoderData, divisão de estudos estatísticos do Poder360. A divulgação do levantamento é feita em parceria editorial com o Grupo Bandeirantes.
Foram 2.500 entrevistas em 519 municípios, nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. Saiba mais sobre a metodologia lendo este texto.
Para chegar a 2.500 entrevistas que preencham proporcionalmente (conforme aparecem na sociedade) os grupos por sexo, idade, renda, escolaridade e localização geográfica, o PoderData faz dezenas de milhares de telefonemas. Muitas vezes, mais de 100 mil ligações até que sejam encontrados os entrevistados que representem de forma fiel o conjunto da população.
DESTAQUES DEMOGRÁFICOS
O estudo destacou, também, os recortes por região para as respostas à pergunta sobre a percepção dos brasileiros em relação à avaliação do trabalho dos governadores.
No Nordeste, 40% dos moradores avaliam como ótima ou boa as administrações estaduais. Já no Centro-Oeste é onde observa-se a maior rejeição: 37%.
GOVERNADORES X BOLSONARO
Os apoiadores do presidente são os que mais avaliam positivamente o trabalho dos mandatários estaduais. Nesse grupo, 36% acham os governadores ótimos ou bons.
Já entre os que rejeitam Bolsonaro, 32% avaliam como ruim ou péssimo a atuação dos políticos. E 28% aprovam.