Do Poder360
O conselheiro da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Armando Monteiro Neto (PSDB), afirmou que uma reforma tributária pode tirar o “peso” que os impostos têm sobre a indústria e permitir um maior crescimento da economia brasileira.
Ex-senador, Monteiro Neto avalia que há um maior consenso na sociedade sobre a necessidade de simplificar a forma como são cobrados os impostos no país. Em sua avaliação, o primeiro ano de um novo governo e o início do mandato dos congressistas no Legislativo é o momento ideal para aprovar as mudanças.
Segundo Monteiro, os tributos que incidem sobre o consumo podem ser substituídos por um único imposto, o Imposto sobre Valor Agregado (IVA). Os tributos a serem incluídos no IVA seriam o PIS, Cofins, ICMS e ISS, por exemplo.
“A indústria hoje tem uma carga tributária setorial alta. Isso faz com que ela perca competitividade quando se compara com o produto importado”, declarou.
“O grande ganho dessa mudança na tributação do consumo é mais eficiência, aumento de produtividade e, consequentemente, mais crescimento econômico”, afirmou. “Com essa reforma do consumo, o Brasil poderá crescer em 10 anos mais 10% ou 12%”, concluiu.