Sobre a votação de ontem na Câmara de Vereadores de Caruaru, claro que o voto revertido ser o de Nino do Rap surpreendeu, mas o trabalho dos bastidores foi muito intenso. A eleição de um vereador com compromisso político não depende do grau, de instrução do edil, vimos recentemente homens com curso superior sendo presos em Caruaru, nas operações Ponto Final e Lava Jato. O que faz de uma pessoa politicamente confiável é seu compromisso ético e políticos com as causas que abraça.
O que assistimos em Caruaru sempre é o clientelismo político que se sustenta no sistema de favor e de tutela, e se alguns se corrompem é porque possuem valores elásticos. Torço pela cidade e espero que seu desenvolvimento, que se sustenta no pensamento de elite, não tenha contribuído para ampliar a exclusão social daqueles e daquelas que não podem se inserir na seara de uma política burguesa, que olha para a cidade a partir de condomínios fechados com segurança privada. Somos também responsáveis pelo que construímos com nosso voto, nossa câmara é o espelho político do que somos. Infelizmente!!!
Eu não conheço nenhum Rap do Edil, mas com certeza, seu voto mudou a história da feira, para o bem ou para o mal. Talvez ele deva ler um velho livro escrito por Fidel Castro para construir a sua defesa, chama-se: A História o Absolverá. Será, Nino?
*Ana Maria de Barros é cientista política