Artigo – Gerência de Juventude de Caruaru: o que mudou em 1 ano? – por Francisco Rodrigues *

Mário Flávio - 14.06.2016 às 10:22h

Os desafios encontrados para se fazer políticas públicas de/com/para a juventude são enormes em várias cidades do Brasil que destinaram seus investimentos para esse público que já é maioria no nosso país. Em Caruaru, não seria diferente, porém, a determinação dos que o fazem é fundamental para superar esses desafios.

De junho de 2015 até agora, com o novo olhar que a gerência ganhou, podemos dizer que os avanços se concretizam a cada dia. Conseguimos avançar ao ponto de as ações feitas ganharem o caráter permanente e ter a certeza que, mesmo com o fim dessa gestão, elas se perpetuarão.

Caruaru hoje tem a única academia da Cisco Networking Academy, um sistema de responsabilidade social da Cisco, uma das maiores empresas de tecnologia da informação do mundo e que possui mais de 5 milhões de estudantes entre ativos e já formados em mais de 160 países. Somos a única no Agreste. Logo, iremos para a quarta turma do curso “Get Connected”, com foco na introdução tecnológica em si. Tivemos a primeira turma no Brasil formada por jovens em medida sócio educativa estudando Tecnologia. Algo inédito.

Caruaru começa a ganhar estrutura e força no debate e execução do empreendedorismo juvenil. O Instituto de Comunidades Inteligentes do Nordeste, junto com a Gerência de Juventude, vem fortalecendo esse importante elemento para o protagonismo juvenil e de auxílio da economia local. Ao avançar, um grande parceiro se soma a essa construção: o Armazém da Criatividade, filial do Porto Digital na nossa cidade, agora, local permanente dos encontros mensais.

Caruaru também está fazendo uma política com jovens em medida sócio educativa que vem sendo referência no estado de Pernambuco, onde, vários órgãos dos poderes municipal e estadual se reúnem para traçar estratégias para reinserir os jovens na sociedade. Em 9 meses de trabalhos, é extremamente gratificante ver que um jovem foi aprovado no programa Menor Aprendiz e outro faz seleção para entrar no mercado de trabalho. Mostra que a pena de ninguém é perpétua e que chances devem ser dadas.

Cito “Caruaru” pela razão de que as políticas desenvolvidas pertencem à cidade. Ela é quem usufruirá do trabalho realizado e isso é gratificante.

Há muito a ser feito? Sim! A juventude já passou dos 90 mil em nossa cidade há tempos. São várias tribos, vários pensamentos e vários locais para serem ocupados. O debate de cidade deve ter como elemento principal a juventude em sua complexidade.

Temos a área do campo riquíssima e devemos potencializar o que há de bom lá. Temos hoje o trabalho feito pela Associação Vida Jovem Capoeira, que dá aula de capoeira em vários locais do 3º distrito. Apoiar esses movimentos para que conduzam suas atividades de transformação social é dever nosso.

O que fizemos foi reconhecer o curto tempo que a nova gestão da gerência tem e focar naqueles que ainda não tinham sido alcançadas pelas políticas públicas na nossa cidade. A juventude avança aos seus passos.

E viva à juventude Caruaruense!

*Chico Rodrigues – Gerente de Juventude da Prefeitura de Caruaru