Será realizada na noite desta terça-feira (12), às 19h, no hall de entrada da Fundação de Cultura de Caruaru, localizada na Rua Frei Caneca, 352 – Maurício de Nassau (no prédio da antiga Coletoria), a Finissage do projeto Ateliê Cidade. A atividade de encerramento culminará com exposição de cerca de 40 trabalhos de artes visuais, que foram produzidos pelos participantes durante a execução do projeto, e segue aberta para visitação gratuita até 5 de outubro.
As obras expostas serão doadas para as instituições sociais Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier e APAE Caruaru, para que sejam comercializadas e tenham seus recursos revertidos para as entidades. Na ocasião, também será lançado o catálogo artístico do projeto. O Ateliê Cidade é uma realização da incentivadora cultural Circullus, sob coordenação do artista visual Humberto Botão, e conta com incentivo da Prefeitura de Caruaru, através da Fundação de Cultura, por meio de aprovação de projeto no edital de São João 2023, na categoria de Artes Visuais.
Através de chamamento público e inscrições livres, o Ateliê Cidade selecionou 35 artistas locais que desenvolveram intervenções coletivas, com produções artísticas ao vivo em seis polos festivos durante o mês de junho, em diversos suportes. “Este modelo de seleção é importante porque contribui com a impessoalidade e profissionalização. O chamamento é um formato simples que vai preparando a categoria para outros editais e formatos de seleção”, destaca o coordenador do projeto.
Para ele, “este fechamento é um momento importante de confraternização, mas também de uma representação significa da responsabilidade social que devemos ter. A arte é revolucionária e é muito gratificante podermos contribuir com entidades responsáveis que desenvolvem trabalhos tão relevantes na nossa cidade”, acrescenta Botão.
