Mesmo com alguns parlamentares ainda se acostumando com o mandato de vereador, a participação popular marca o início da atual Legislatura na Câmara de Caruaru. Audiências públicas dos mais diversos temas já foram temas de debate na Casa Jornalista José Carlos Florêncio.
Já foram temas de audieñcia: mototáxi, bombeiros civis, bandas e fanfarras e Funase, por exemplo. No futuro próximo os professores devem ir a Casa para debater sobre o assunto. Para o analista político Arnaldo Dantas a situação é ineressante e mostra uma realidade que deve ser a ideal do Poder Legislativo.
“Acho imteressante essa postura. É um elo entre a sociedade e o poder Legislativo. Hoje no Brasil, existe uma distância entre esse poder e a sociedade, mas em Caruaru está sendo diferente. Por meio das Audiências Públicas as vontades do povo podem ser realizadas e materializadas nas Comissões ou na própria Tribuna da Câmara. Essa Legislatura começou meio conturbada, mas começa a mostrar que a realização das audiências é uma forma de aproximação com a comunidade”, disse.