Foi divulgada nesta quinta-feira (16) pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) a lista dos “Cabeças” do Congresso Nacional. Os dois deputados mais votados em Caruaru, Wolney Queiroz (PDT) e Augusto Coutinho (DEM), ficaram de fora da lista bastante cobiçada por senadores e deputados do Brasil.
Na prática, essa lista representa os 100 parlamentares mais influentes do Congresso em 2012. Os critérios do DIAP se baseiam na atuação dos parlamentares que conseguem se diferenciar dos demais pelo exercício de todas ou algumas das qualidades e habilidades aqui descritas.
Entre os atributos que caracterizam um protagonista do processo legislativo, destaca-se a capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações, seja pelo saber, senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade, que é dinâmica, e, principalmente, facilidade para conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando sua repercussão e tomada de decisão.
É o parlamentar que, isoladamente ou em conjunto com outras forças, é capaz de criar seu papel e o contexto para desempenhá-lo. Os três senadores Armando Monteiro (PTB), Jarbas Vasconcelos (PMDB) e Humberto Costa (PT) estão na lista. Com relação aos deputados pernambucanos, figuram na lista dos mais autuantes, segundo o DIAP: Bruno Araújo (PSDB), Fernando Ferro (PR), Inocêncio Oliveira (PR), Paulo Rubem Santiago (PDT) e Sérgio Guerra (PSDB).