Do UOL

O presidente dos EUA, Joe Biden, disse hoje que a Rússia “tenta usar o inverno como arma” contra os ucranianos. Biden recebeu hoje o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, na Casa Branca e comentou os 300 dias da guerra iniciada pelos russos em fevereiro.
“É realmente inacreditável. Uma ação, um ataque a pessoas inocentes na Ucrânia, apenas para intimidá-los. Também atacando civis, orfanatos, hospitais, escolas, grandes marcos do país. E está tentando usar o inverno como arma contra os ucranianos. Mas o povo ucraniano continua a inspirar o mundo“, disse Biden.
A Rússia tem atacado repetidamente o abastecimento de energia e água da Ucrânia antes do começo do inverno no hemisfério norte.
Além de se encontrar com Biden, Zelensky vai discursar no Congresso dos EUA e buscar “armas, armas e mais armas“. Esta é a primeira visita formal de Zelensky ao país, em sua primeira viagem desde o início da guerra, e o ucraniano agradeceu o apoio dos EUA.
“Muito obrigado, senhor presidente. Obrigado pelo apoio bipartidário, obrigado ao Congresso e obrigado aos americanos comuns. Eu realmente aprecio“, disse Zelensky.
Zelensky presenteia Biden com cruz ucraniana por mérito militar. O presidente da Ucrânia ofereceu ao norte-americano um símbolo de herói, que ele disse ter sido enviado por um capitão do exército ucraniano.
“Um cara que é realmente um herói, ele me pediu para passar seu prêmio para o presidente Biden. Ele é muito corajoso e disse para dar [a cruz ucraniana] a um presidente muito corajoso, e eu quero dá-la a você“, afirmou Zelensky.
Biden agradeceu pela medalha, apesar de dizer que “não a merecia“. O presidente dos EUA disse que enviaria ao capitão ucraniano um presente semelhante: uma moeda de comando do exército norte-americano.