Bolsas não podem ser vistas como esmola, diz ministra da Ciência

Jorge Brandão - 03.01.2023 às 10:25h
Foto: Reprodução

Do Poder360

A nova ministra da Ciência, Tecnologia e Inovações, Luciana Santos, assumiu o comando da área nessa segunda-feira (2), durante cerimônia de transmissão de cargo em Brasília.

A ministra é a 1ª mulher a chefiar o ministério. Luciana Santos disse que vai trabalhar para que a ciência e a tecnologia sejam pilares do desenvolvimento nacional. Também assumiu o compromisso de recompor o Orçamento da área.

“Trabalharemos ainda pela atualização das bolsas de pesquisa do CNPq [Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico] e da Capes [Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior], essencial para o capital humano. As bolsas de pesquisa não podem ser tratadas como esmola, mas como investimento no futuro do país. Não podemos admitir a evasão de talentos”, disse.

A ministra também destacou a importância da pesquisa brasileira e citou o Instituto Butantan e a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) como referências globais em desenvolvimento durante a pandemia da covid.

A ministra confirmou que deve rever a liquidação da Ceitec (Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada), estatal que produz chip eletrônicos.