O Ministério da Saúde informou, nesta sexta-feira (5), que o Secretário Executivo do órgão, Elcio Franco, recebeu de representantes do laboratório indiano Bharat Biotech, fabricante da vacina Covaxin contra a covid-19, a garantia de que o Brasil receberá 20 milhões de doses do imunizante vindas do país asiático.
“Vamos partir agora no Ministério da Saúde para a análise jurídica do contrato. Pretendemos fazer a compra e a mais rápida distribuição no Brasil dessas vacinas importadas da índia. E sublinhamos ao fabricante que obtenha da Anvisa o quanto antes a aprovação para uso emergencial e temporário no país para que realizemos o pagamento e iniciemos a aplicação da vacina”, disse o secretário.
Segundo o Ministério da Saúde, “a Precisa Medicamentos apresentou à pasta um cronograma de entregas que se iniciará 20 dias após a assinatura do contrato, com chegada ao Brasil de 4 milhões de doses. Quantidades iguais serão enviadas 30, 45, 60 e 70 dias após a formalização do entendimento”.
A Covaxin é uma vacina contra covid-19 desenvolvida a partir de vírus inativados que está na fase 3 de testes na Índia, etapa em que a eficácia é verificada. Os primeiros estudos clínicos mostraram que o imunizante não gera efeitos colaterais graves e produz anticorpos para a covid-19.