Após dois anos sem o tradicional desfile de sete de setembro, o esquema de segurança em Brasília neste ano será maior do que anos anteriores, com bloqueios de caminhões e uso de drones. No ano passado, caminhoneiros acamparam e fizeram manifestação no local. Foram banidos apenas quando chegaram perto da Praça dos Três Poderes.
A segurança da Esplanada para o feriado está sendo programada por policiais do STF, do Congresso e da Polícia Militar do Distrito Federal. Para a segurança do evento, a Secretaria da Segurança Pública do Distrito Federal vai contar com policiamento da cavalaria, cães e o batalhão de operações especiais da Polícia Militar.
Para quem for assistir ao evento terá que passar por revista. Itens como fogos de artifício, armas em geral, apontador a laser, artefatos explosivos, sprays e aerossóis, mastros confeccionados com qualquer tipo de material para sustentar, ou não, bandeiras, cartazes, garrafas de vidro e latas, armas de brinquedo, réplicas, simulacros e quaisquer itens que possuam aparência de arma de fogo, drogas ilícitas, substâncias inflamáveis de qualquer tamanho ou tipo, armas brancas ou qualquer objeto que possa causar ferimentos.
A previsão é que, a partir das 9h, comece o desfile cívico-militar, que foi desmarcado em 2020 e 2021 por causa da pandemia do coronavírus.