Caixa Econômica e Banco do Brasil vão ser presididos por duas mulheres

Lucas Medeiros - 30.12.2022 às 13:55h

Do Blog do Jamildo

(Imagem: Reprodução/ Twitter Gleisi Hoffmann)

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou, nesta sexta-feira (30), os nomes das novas presidentes da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil. O anúncio foi feito pelo futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

A nova presidente da Caixa será Rita Serrano, e a nova presidente do Banco do Brasil será Tarciana Medeiros. Elas assumem os respectivos postos no dia 1º de janeiro de 2023.

Esta será a primeira vez que o BB terá uma presidente mulher. Na Caixa, Rita substituirá a atual presidente Daniella Marques.

É uma agenda muito desafiadora e ambas estão bastante animadas com as tarefas que foram designadas pelo presidente da República“, falou Haddad.

A presidente do PT, Gleisi Hoffman, esteve presente no momento em que o presidente eleito Lula fez o convite às duas gestoras.

Muita alegria hoje por participar do momento em que o presidente Lula convidou duas mulheres para presidir dois grandes bancos“, escreveu.

Nova presidência da Caixa

(Imagem: Reprodução/ Twitter Gleisi Hoffmann)

Anunciada por Haddad como funcionária da Caixa há 33 anos, Rita Serrano é formada em Estudos Sociais e História, e possui mestrado em Administração.

Ela trabalha no banco desde 1989, tendo exercido diversas funções. Desde 2014, integra o Conselho de Administração do Banco como suplente. Em 2017, passou a ser titular do Conselho, sendo reeleita por duas vezes.

Segundo o G1, também presidiu o Sindicato dos Bancários do ABC Paulista entre 2006 e 2012, e coordena o Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas desde 2015.

Nova presidente do Banco do Brasil

(Imagem: Reprodução/ Twitter Gleisi Hoffmann)

Tarciana Medeiros será a primeira mulher presidente do Banco do Brasil. Funcionária de carreira do banco há 22 anos, ela é formada em Administração e tem pós-graduação em marketing, liderança e gestão.

Negra, nordestina e defensora das causas LGBTQIA+, antes de ingressar no BB, Tarciana foi feirante e professora.

Atualmente, atua como executiva na Diretoria de Clientes do Banco do Brasil.