Entidades de classe lançaram na tarde desta quarta-feira (28) uma campanha de valorização de policiais militares e bombeiros. A ideia é fazer uma parceria com lojistas para que os profissionais da segurança pública possam ter nas empresas apoio, como água, usar o banheiro, internet e outras atividades no momento do trabalho.
O lançamento do programa aconteceu na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas e contou com as presenças dos presidentes do Sindloja, Acic, conselho de segurança e integrantes da PM. O presidente da CDL, Adjar Soares, disse que a iniciativa tem como princípio valorizar a parceria entre comerciantes e os policiais.
“Esse é um momento muito importante para a CDL de Caruaru, que ouviu a ideia do senhor Djalma Cintra vinda de um pedido da PM e acatamos de imediato. É uma honra realizar o lançamento desse programa”, disse.
Presidente do Conselho de Segurança Comunitária, Djalma Cintra, acredita que o projeto vai reforçar a segurança de clientes e lojistas do centro da cidade. “Convidei os companheiros das entidades de classe. Ouvi a sugestão do Major Washington e encaminhei a demanda. Prontamente as entidades, CDL, Sindloja e Acic nos ouviram e estamos aqui hoje para apresentar a sociedade. Os policiais e bombeiros são fundamentais para garantir a segurança dos cidadãos”, disse Djalma.
O Capitão Alberaci fez a apresentação do programa e disse que a parceria serve para aproximar lojistas e a corporação. “Esse programa valoriza o trabalho dos militares por meio da Polícia Cidadã. Queremos quebrar essa distância que existe entre os policiais e bombeiros e lojistas da cidade. A loja que tiver o adesivo vai ceder espaço, por exemplo, para que os policiais possam ter um apoio, no momento de beber água ou ir ao banheiro. Além disso, a presença dos policiais vai inibir bandidos que tenham má intenção”, garante.
Ainda de acordo com ele, serão duas etapas. A primeira com adesivos nas lojas e a segunda conta com o apoio da imprensa, seja por meio da mídia tradicional ou das redes sociais.
Segundo a Coronel Valdenice Salvador, a ideia serve para o início de um trabalho de aproximação e valorização dos militares. “Esse programa tem a intenção de cumprir uma meta do Governo Federal. Estivemos em Brasília na semana passada e a equipe de transição do futuro governo quer valorizar o trabalho da polícia e desmitificar alguns estereótipos que foram criados. É preciso que a gente tenha uma afinidade maior é esse programa vai permitir isso. Esse também é um momento de agradecimento aos lojistas por acreditar nessa realidade”, disse.