Caravanas de apoiadores de Lula começam a chegar a Brasília para posse

Lucas Medeiros - 30.12.2022 às 20:25h

Do Metrópoles

(Imagem: Arquivo pessoal)

A virada de ano será diferente para o educador e assessor parlamentar Alexandre Kombi Lopes, de 51 anos, que vai comemorar a chegada de 2023 na estrada, a bordo de um ônibus, junto com outras 134 pessoas. O grupo parte de Tatuapé (SP), em 31 de dezembro, rumo à posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em Brasília, no dia 1º de janeiro.

Eles estão entre as 800 caravanas com cerca de 100 mil pessoas que chegarão à capital federal, a partir desta sexta-feira (30), para acompanhar a solenidade que marca o início do terceiro mandato do petista no Brasil.

É a primeira vez que Lopes verá a cerimônia de perto. Segundo ele, o combustível que vai alimentar a viagem de 16 horas é a “esperança de restabelecer a democracia”. “Acreditamos que pelo menos restabelecer a vida normal, a política normal, com o presidente Lula, é importante”.

Para o educador, a expectativa é que haja uma grande festa popular. “Passaremos o Réveillon na estrada, será inesquecível”, diz.

Para acolher os visitantes na capital, a organização da posse disponibilizará cinco pontos de recepção nas principais rodovias de acesso ao Distrito Federal. Além disso, haverá dois pavilhões e cerca de 20 escolas públicas para os apoiadores do presidente eleito que vêm de outros estados.

Os alojamentos estão distribuídos entre o Pavilhão do Parque da Cidade, o Pavilhão da Granja do Torto e o Estádio Mané Garrincha. Os locais contam com barracas para alimentação, água potável, banheiros e área para colchões.

Ao todo, a equipe da posse estima receber um público de cerca de 300 mil pessoas no evento, que abrange a cerimônia oficial e um festival de música.