
O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) anunciou, nesta terça-feira (16), que denunciou o policial militar Diego Felipe de França Silva pela morte da menina Heloysa Gabriela da Silva Fernandes Nunes, de 6 anos, durante ação policial em Porto de Galinhas, na cidade de Ipojuca, no Grande Recife.
A menina foi morta com um tiro no peito no dia 30 de março de 2022, na praça da Televisão, na Comunidade de Salinas. Moradores da comunidade, que testemunharam a ação, afirmaram que policiais do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) chegaram atirando na comunidade.
De acordo com o MPPE, o policial foi denunciado pela “infração ao artigo 121 (homicídio), § 2º, inciso III (resultar perigo comum), combinado com o artigo 73, primeira parte (erro de execução), do Código Penal”. A denúncia do MPPE foi protocolada na manhã desta terça-feira (16), na Vara Criminal da Comarca de Ipojuca.
O Caso Heloysa causou uma onda de protestos e muita repercussão, por causa da brutalidade policial apontada pelos moradores da região. Por causa dos protestos, o comércio fechou, as ações de turismo foram paralisadas e o governo de Pernambuco deflagrou uma operação intitulada “Porto Seguro” para reforçar o policiamento em Porto.