CD em homenagem a Jacinto Silva será lançado em Caruaru nesta quinta (12)

Lucas Medeiros - 10.01.2023 às 15:25h
(Imagem: Divulgação)

Os premiados músicos Herbert Lucena e Mel Nascimento, estarão na Fundação de Cultura de Caruaru lançando obra que enaltece o nome do mestre do Coco, Jacinto Silva

Os músicos Herbert Lucena e Mel Nascimento estarão lançando, em Caruaru, o CD “Sincopadamente Jacinto”, nesta quinta-feira (12), às 19h30, no prédio da Fundação de Cultura, onde funcionou a Coletoria Estadual. Na ocasião, será lançado também o livro “Jacinto Silva, as Canções“, do escritor alagoano Luciano José.

Sincopadamente Jacinto” é o título do projeto da parceria entre a cantora e pesquisadora musical alagoana, Mel Nascimento, e o cantor, compositor e produtor musical pernambucano Herbert Lucena. A dupla está lançando um CD com 13 músicas do alagoano, mestre do coco sincopado, Jacinto Silva, tendo uma das faixas inédita. Os artistas já lançaram o CD em Recife, Maceió e em Palmeira dos Índios, terra natal de Jacinto Silva.

A produção musical da obra “Sincopadamente Jacinto” é de Herbert Lucena e Alexandre Rasec, que também estão à frente dos arranjos e da direção musical do trabalho. O CD mistura instrumentos não típicos do Coco, como piano, guitarra acústica, baixo e bateria, aos tradicionais pandeiro e ganzá.

O mestre do coco, Jacinto Silva, começou a cantar ainda criança e sua maior influência foi Jackson do Pandeiro. Produziu uma vasta discografia, tendo lançado mais de 200 canções.

Na gravadora Rozemblit, lançou quatro discos em 78 RPM, tendo como os maiores sucessos as músicas: “Chora Bananeira” e “Coco Trocado”. Jacinto consolidou, em 1964, sua carreira com “Aquela Rosa”. Em meados dos anos 60, trocou a Rozemblit pela CBS, que mantinha um forte cast de artistas.

Ao longo da vida, Jacinto Silva gravou 20 LPs, três CDs e dezenas de coletâneas, como a famosa “Pau de Sebo“. Alguns anos depois passa a residir em Caruaru (PE) e a se dedicar ao comércio, deixando de lado a carreira artística. Em 2000 voltou aos palcos do Brasil, com o cantor Silvério Pessoa, no disco “Bate o Mancá“.