A Central de Agilização Processual do Tribunal de Justiça de Pernambuco começa a funcionar efetivamente nesta segunda-feira (05). Com a sua instalação, no Fórum Juiz Demóstenes Batista Veras, em Caruaru, a Central deve acelerar o andamento dos processos mais antigos na Justiça, o que beneficia diretamente o cidadão.
Atualmente existem 135 mil processos em Pernambuco inseridos na meta 2 (que serve para identificar os processos judiciais mais antigos e adotar medidas concretas para o julgamento de todos os distribuídos até 31.12.2005,em 1º, 2º grau ou tribunais superiores), aqui na região são 35 mil processos. Com a instalação dessa central, o TJPE pretende solucionar estes atrasos julgando e resolvendo os problemas da população.
“É preciso que a gestão do Tribunal volte os olhos para este problema. Esta Central de Agilização Processual chega para solucionar esse entrave e estou com uma grande convicção de que este problema será resolvido aqui em Caruaru e nas comarcas circunvizinhas”, explicou o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, o Desembargador Frederico Neves.
Ainda segundo ele, os advogados de Caruaru, através da OAB Subseccional, tem contribuído muito para o trabalho do TJPE na cidade. “A diretoria da OAB/Caruaru é bastante combatente e está sempre preocupada em ajudar e não em denegrir a imagem do poder judiciário. Isso é fundamental, pois, nós juízes, travamos o mesmo combate que os advogados e se estivermos unidos, nós prestaremos um serviço mais eficiente para a população”, declarou.
A Central de Agilização Processual deve auxiliar o trabalho dos advogados de Caruaru e acabar com a espera dos processos em atraso da população.