Chuva inunda unidade da Compesa e deixa parte de cidade sem água

Mário Flávio - 30.06.2017 às 17:01h


As praias de Porto de Galinhas, Muro Alto e Maracaípe, localizadas no município de Ipojuca, Litoral Sul de Pernambuco, estão com o abastecimento de água suspenso em virtude das fortes chuvas registradas na região, que elevaram o nível do Rio Arimbi, e provocaram a inundação da estação de bombeamento do sistema integrado que atende essas localidades. Os técnicos da Compesa fizeram várias tentativas, nos últimos dias, para retomar a distribuição de água para as praias, no entanto, o alto nível do rio impede que seja feito o esgotamento da unidade que realiza a captação de água bruta. 

Para se ter uma ideia, só de quarta (28) para quinta-feira (29), foi registrada na região a precipitação de 68 milímetros de chuvas. Uma equipe da companhia está de prontidão para providenciar o retorno do funcionamento do sistema, assim que diminuir o nível do Rio Arimbi. Amanhã (1º), os técnicos tentarão acessar a estação novamente para checar o nível do rio, se for possível, o local será seco para retirada dos conjuntos de bombeamento molhados e instalar um equipamento que vai operar provisoriamente, evitando que a população fique desabastecida por um longo período. 

A Compesa já encontrou uma solução definitiva para garantir a distribuição de água nas praias, mesmo quando ocorrer as inundações durante o inverno. A companhia vai instalar conjuntos de bombeamentos especiais concebidos para operar debaixo d’água, conhecidos como “motorbombas anfíbios”, em substituição aos antigos equipamentos do Sistema Integrado de Porto de Galinhas.