
O Xeque no xadrez é um termo que indica uma ameaça imediata de captura ao Rei adversário e a possibilidade de vencer o jogo por antecipação e criar uma grande vantagem. O prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro (PSDB), está prestes a fazer uma jogada parecida na eleição do ano que vem e anunciar o Xeque no principal adversário na corrida eleitoral ano que vem, o ex-prefeito Zé Queiroz (PDT).
A ida para o PV, numa articulação do deputado federal Clodoaldo Magalhães, leva a Federaçao, que ainda é formada pelo PT e PCdoB para a base do tucano. Com isso, ele mantém o PSDB na base e conta com o reforço dessas três legendas. Pelo que o blog apurou, o senador Humberto Costa não tem nenhum empecilho com a aliança. Ele que é o principal aliado do presidente Lula em Pernambuco e a voz mais ativa no partido. O senador quer o maior número de prefeitos possíveis na base de Lula e Caruaru é estratégica nesse sentido.
Em Caruaru, a situação também é tranquila com o PV local, já que a vereadora Perpétua Dantas praticamente é da base de Rodrigo. Sem falar que Clodoaldo obteve apoio de outros quatro vereadores na eleição de 2022. Um entrave hoje seria o PT local, mas as em breve as conversas devem acontecer com o presidente da legenda, Leonardo Bulhões. No entanto, com o aval de Humberto numa possível ida de Rodrigo para a Federação, não seria muito problema essa aliança.
As conversas estão acontecendo e ainda falta muito para a eleição, mas Rodrigo segue os mesmos passos da governadora Raquel Lyra (PSDB), que segue a aproximação com o governo Lula. Sem falar que Raquel também deve deixar o ninho tucano e ir para o PSD. Várias legendas estão de olho em Caruaru, mas sem dúvida, o PV seria o melhor caminho para uma estratégia interessante para anunciar o Xeque na oposição. A conferir.
Ao lado do governo…

Ao lado da governadora Raquel Lyra, o prefeito Rodrigo Pinheiro assinou ordem de serviço para investimentos com o intuito de melhorar a segurança em Caruaru. A cidade foi uma das escolhidas pelo ministério da Justiça.
…Flávio Dino e Caruaru
Num vídeo na rede social do prefeito Rodrigo Pinheiro o ministro da justiça Flávio Dino fala com Rodrigo e diz: “De cada dez palavras que a governadora Raquel fala, nove são Caruaru”, mostrando que para quem ainda acha que haverá rompimento entre Raquel e Rodrigo anda bem desconectado da realidade política.
Armandinho e o PT…

Uma reunião com o suplente de deputado estadual, Armandinho e a direção do PT em Caruaru chamou atenção. Além do presidente da legenda, Leonardo Bulhões, o ex-vereador Daniel Finizola e o articulador Divanilson Galindo também estiveram por lá.
…O desafio
O grande desafio será conter a onda de apoio de pessoas do PT, PCdoB e PV que querem a ida dos partidos para a base de Rodrigo Pinheiro. Lideranças estaduais querem e até mesmo o deputado federal Clodoaldo Magalhães, que já estendeu o tapete vermelho para o tucano. O PT também organiza a chapa de vereadores para a federação. O reforço de vereadores poderia dar até a maior bancada a Federação para 2025 na Câmara, o que vai deixar os petistas balançados.
Fernando e a Guarda…

O deputado federal Fernando Rodolfo (PL) declarou apoio a
PEC que visa transformar a guarda municipal em Polícia Municipal. O deputado diz que a iniciativa vai reforçar a segurança nos municípios dando reforço às polícias estaduais. O liberal também declarou apoio a Israel na guerra contra os terroristas do Hamas.
O recuo de Rosa Amorim…

No impulso de se posicionar sobre os ataques dos terroistas do Hamas, a deputada estadual Rosa Amorim (PT) disse que a ação do grupo extremista era a resposta dos palestinos há anos de sofrimento e perseguição de Israel. Após o vídeo circular, a petista virou alvo em Pernambuco de críticas. Rosa apagou o vídeo e gravou outro afirmando que é vítima de perseguição e deturpação da fala. O vídeo inicial de Rosa não foi bom e mostra mais uma vez que opiniões precipitadas podem gerar muito problema para quem quer se seja.
Tempo diminuiu…
Nesta semana, o Governo de Pernambuco publicou a Lei Complementar Nº 520, de 30 de setembro de 2023, que institui o “Programa Especial de Recuperação de Créditos Tributários”. Dentre as medidas adotadas, há a redução da alíquota do Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos (ICD) em até 75% para doações. A medida já está valendo, mas por tempo limitado: até 29 de fevereiro de 2024.
…O que muda?
O ICD é um imposto cobrado de toda pessoa física ou jurídica que receber bens, direitos ou valores por meio de herança ou doação. A alíquota do imposto varia de acordo com o valor do bem ou direito transmitido. Além do desconto, a Lei Complementar Nº 520 traz ainda outra facilidade: o saldo a ser pago pelo beneficiário pode ter 10% de desconto se for pago à vista ou ser parcelado em até seis vezes.