Coluna da segunda – Frente Popular espera reação de Danilo a partir dessa semana

Mário Flávio - 05.09.2022 às 08:25h

Estagnado nas pesquisas de intenção de votos para o governo o candidato do PSB, Danillo Cabral, espera mudar o cenário atual a partir dessa semana. Com uma agenda intensa e quatro eventos por dia, o socialista aposta também na overdose da propaganda eleitoral e inserções partidárias para chegar ao segundo turno.

Além disso, a insistência numa possível parceria com o ex-presidente Lula é outra aposta de Danilo. A Frente Popular também intensifica apoios e quer a todo custo que os prefeitos, deputados e vereadores se engajem na campanha, para tentar uma reviravolta. A tentativa de desgastar o nome de Marília Arraes também está em curso e peças publicitárias, além de críticas do próprio Danilo seguem contra a neta de Arraes.

Na semana passada ele chegou a chamar Marília de ‘menina trelosa’ e associou ela a Reforma Trabalhista, por causa do voto de André de Paula, e ao centrão, por Marília ter sido eleita e ter cargo na Mesa Diretora do atual presidente Artur Lira.

O problema é que a maioria do eleitorado pernambucano não quer, pelo menos nesse momento, pautar o voto na eleição nacional. O estado tem muito problema e Danilo precisa furar a bolha e ir além do debate Lula/Bolsonaro.

As pesquisas que serão divulgadas essa semana darão um norte do futuro, mas dentro da cúpula da Frente, já se comemora uma possível reação de Danilo e os números são aguardados para ratificar a tese. A conferir.

Palanque duplo…
A Frente Popular age nos bastidores para evitar o chamado palanque duplo. A postura do deputado estadual Claudiano Filho chamou atenção. Ele declarou voto em Danilo, fez uma carreata ao lado de Miguel e ainda nesse domingo (04) chamou Marília de futura governadora. O temor do PSB é que aliados migrem de palanque se Danilo Cabral seguir estancado nas pesquisas.

…Negou
Mesmo com o vídeo de Claudiano chamando Marília de futura governadora, ele disse que não existe o palanque duplo e por meio de nota garantiu que está com Danilo Cabral. Até março, Claudiano era secretário de Desenvolvimento Agrário do Governo de Pernambuco na gestão de Paulo Câmara (PSB). O problema nesse caso é que Claudiano tem palanque triplo e já apareceu até numa carreata com Miguel Coelho. Um verdadeiro Camaleão da eleição 2022.

Tony empolgado…
A carreata desse domingo (04) deixou o deputado estadual Tony Gel empolgado. O engajamento da militância e aceitação dos eleitores pelas ruas e avenidas onde a carreata passou aumentou a expectativa nele de uma boa votação na eleição desse ano. Gel já foi prefeito por duas vezes de Caruaru, deputado federal por três mandatos, segue no segundo de estadual e foi vereador. Se vencer a eleição, ele chegará ao décimo mandato na vida pública.

…Também empolgado

Quem também está gostando de estrear numa campanha como candidato é o empresário Tonynho Rodrigues (MDB). A eleição dele é bem complicada, devido a chapa de federais do MDB. Ele terá o desafio de superar Raul Henry e Iza Arruda, mas todos apostam que Tonynho sairá maior que entrou na campanha e com isso terá o nome massificado para a eleição de prefeito em 2024.

Campanha majoritária…
Quem também está com uma campanha grande nas ruas de Caruaru é Débora Almeida (PSDB). A inauguração do comitê da campanha dela na cidade chamou atenção. Não apenas pela quantidade de lideranças e gente, mas também pelos apoios que recebeu na cidade. Com ela na inauguração estavam o prefeito Rodrigo Pinheiro, a candidata ao governo de Pernambuco, Raquel Lyra, ao senado Guilherme Coelho e o deputado federal Daniel Coelho. O pai dela, Zé Almeida, da Granja Almeida, também estava no evento.

…expectativa de votação
A ex-prefeita de São Bento do Una conta ainda com o apoio de oito vereadores da base governista, suplentes e dezenas de lideranças ligadas a gestão municipal. A expectativa de votação de Débora é ser maior que a de Priscila Krause em 2018. Naquela ocasião, a então deputada recebeu apoio da prefeita Raquel Lyra e obteve mais de 7 mil votos em Caruaru. Aliados estimam que Débora pode chegar a marca de 10 mil só na Capital do Agreste.

Dando a carga…
Quem também vem dando a carga na campanha de rua é a dupla Zé Queiroz e Wolney, ambos do PDT. Os dois têm a eleição mais complicada que disputaram desde que entraram para a política, principalmente após as mudanças na Lei e o fim das coligações para os cargos no legislativo. O fim de semana foi de intensa agenda de ambos.

…Caruaru é a aposta
Os dois apostam na votação em Caruaru para ser a cidade puxadora de votos. Zé e Wolney esperam serem majoritários na cidade e com a soma dos votos nos demais municípios atingir o coeficiente eleitoral. Não é uma conta fácil, já que para eleger um deputado estadual terá que fazer cerca de 90 mil votos e 180 mil para federal. Mas a conta é apertada para todos os demais candidatos. É bom frisar isso.