
Os candidatos ao governo de Pernambuco irão dar o pontapé das campanhas nas origens de cada um. Essa foi a estratégia adotada por todos para o primeiro dia oficial da campanha em 2022.
Miguel Coelho, que foi prefeito de Petrolina por dois mandatos escalou toda tropa da campanha para a cidade sertaneja e por lá irá fazer uma grande caminhada é um comício. Ao lado dele, estarão a vice, Alessandra Vieira e o candidato ao senado, Carlos Andrade Lima. Candidatos a deputados estaduais e federais também estarão no evento.
Situação similar ocorre com Raquel Lyra. Ela inicia a campanha em Caruaru e vai fazer uma grande caminhada na tarde desta quinta-feira (16). O blog soube que Raquel quer dar um volume de campanha de candidata majoritária em Caruaru e os comitês montados demonstram isso. Só na Avenida Agamenom Magalhães são dois espaços com amplo destaque para a tucana. Priscila Krause, nome para a vice e Guilherme Coelho, candidato ao senado, além dos postulantes a deputados também acompanharão a candidata.
Anderson Ferreira, que disputa o governo pelo PL vai começar a campanha na Região Metropolitana. Ele concede uma entrevista coletiva e depois realiza duas caminhadas. A primeira será no Cabo de Santo Agostinho e a segunda em Jaboatão, onde foi prefeito por dois mandatos. Candidato ao senado na chapa, o ex-ministro Gilson Machado Neto, a vice, Izabel Urquiza e os nomes para deputados estaduais e federais também estarão nesses eventos.
Líder em todas as pesquisas, Marília Arraes escolheu um local simbólico para iniciar a campanha. Ela vai até a comunidade Roda de Fogo, que fica nos Torrões, na Zona Oeste do Recife. É um símbolo de resistência popular por moradia, educação, transporte público, dignidade. Ligada a Miguel Arraes desde o início, em 1987, a antiga favela terá, vai receber a candidata ao governo do Estado, Marília Arraes, em uma caminhada no primeiro ato oficial da campanha eleitoral nas ruas. Ao lado de Marília, estarão o vice, Sebastião Oliveira e o postulante ao senado, André de Paula. Lideranças e candidatos a deputados também estarão por lá. O local é simbólico e tem relação histórica com o avô de Marília, ex-governador Miguel Arraes.
Candidato da Frente Popular ao governo, Danilo Cabral, também escolheu um local simbólico. Ele vai para a comunidade de Brasília Teimosa. O local foi o primeiro a ser visitado quando o ex-presidente Lula foi eleito no primeiro mandato dele. Estão programados pronunciamentos de Danilo, da candidata à senadora Teresa Leitão e do prefeito do Recife, João Campos. Um vídeo de Lula também deve ser exibido no espaço, que vai receber uma grande quantidade de candidatos a deputados. Lembrando que a Frente Popular é o palanque com maior quantidade de candidatos à reeleição para Assembleia e Câmara Federal.
Mais agenda…
O candidato do Psol ao governo de Pernambuco, João Arnaldo também tem agenda na Região Metropolitana do Recife. Ao lado dos nomes para a vice e ao senado, ele faz uma caminhada da Câmara até a Assembleia Legislativa de Pernambuco. Depois, da Alepe até o Palácio do Governo. Ao lado dele também estarão alguns candidatos a deputados.
…Sem divulgação
Os demais candidatos ao governo não enviaram agendas de campanha para explicar como seriam os atos e ações no primeiro dia de campanha. O foco de alguns deve ser mesmo as redes sociais. Nesse quesito, o nome mais forte é o de Jones Manoel (PCB), que tem um exército de seguidores nas principais redes. Ele só perde em simpatizantes nesse quesito para Miguel Coelho e Marília Arraes.
Invasão nos grupos…
Quando deu 0h desta terça-feira (16) o que se viu foi uma verdadeira invasão de postagens de candidatos nos grupos de WhatsApp. Muita gente não entende que esse tipo de postagem dificilmente agrega. Os grupos são as vezes de debates e você ao invés de atrair o eleitor acaba afastando ele. Fica a dica para quem acha que está fazendo um grande negócio.
…Campanha de rua
Hoje será possível ver pelas ruas os principais candidatos fazendo adesivações ou movimento militância pelas principais ruas e avenidas das cidades. Serão 45 dias de uma das campanhas mais complicadas dos últimos anos. Tomara que tenhamos uma campanha de paz.
Priorizando a RMR…
O candidato ao governo de Pernambuco pelo PL, Andrerson Ferreira, segue priorizando a Região Metropolitana do Recife. Ele evita ações no interior e quer dar toda carga por lá para tentar ir ao segundo turno. O candidato e a cúpula da campanha estão avaliando errado esse tipo de ação, já que outras regiões do estado, também tem peso, como é o caso do Agreste.
…O equívoco
O presidente Jair Bolsonaro (PL) foi bem votado no Agreste e Santa Cruz do Capibaribe foi a única cidade onde ele venceu Fernando Haddad no segundo turno em Pernambuco na eleição de 2018. Ignorar o agreste ou não ir a sabatinas nas emissoras é um baita equívoco. Só essa semana ele cancelou entrevistas nas rádios Cidade e Liberdade, além da Acic e faltou ao debate entre os candidatos ao governo na Cidade FM 99.7. Quem está orientando ao candidato deveria conhecer um pouco melhor a região e a imprensa local. Aliados já reclamam dessa ausência no Agreste.
Não deve ir aos debates…
A candidata ao governo de Pernambuco, Marília Arraes, não deve ir aos debates no primeiro turno. Marília tem uma situação amplamente favorável e com chances reais de vencer a eleição. Ela avalia que a ida aos debates pode gerar um desgaste desnecessário a campanha e temas delicados podem ser usados contra ela nos encontros. Marília não veio ao debate na Rádio Cidade FM 99.7 e cancelou semana passada a participação na sabatina da Acic.
…Não podem criticar
Os ex-prefeitos Miguel Coelho e Raquel Lyra criticaram a desistência de Marília Arraes em não ir aos debates, mas foram logo rebatidos por seguidores nas redes sociais. Ambos fizerem o mesmo nas eleições de 2020 em Petrolina e Caruaru, quando se recusaram em ir aos debates. O mesmo fez Anderson Ferreira em Jaboatão. Os três tinham situação favorável para à reeleição e não quiseram debater. Na época eu avisei no blog e na Rádio Cidade e lembrei aquela velha frase: a politica é feito uma roda gigante.