
Nesta quinta-feira (04) deve acontecer a eleição para a Mesa Diretora da Câmara de Caruaru. O vereador Anderson Correia (PP) apresentou o requerimento pedindo a antecipação da eleição e o documento foi aprovado por unanimidade entre os 23 vereadores.
Tradicionalmente o pleito ocorre entre os dias 20 e 31 de dezembro, mas devido a eleição desse ano, os parlamentares chegaram a um acordo que é melhor antecipar a votação, já que o pleito para eleger deputados, senadores, governadores e presidente vai exigir muito dos políticos mais próximos do povo.
Uma situação inédita deve ocorrer, pelo menos olhando para os pleitos recentes: toda mesa diretora deve ser reeleita por aclamação. Nessa quesito duas situações chamam atenção. O primeiro ponto é a articulação do presidente da Casa, Bruno Lambreta (PSDB), que após uma eleição que deixou sequelas conseguiu mostrar aos demais pares uma maneira interessante de conduzir aos trabalhos na Casa e não teve resistência na aprovação do requerimento. Bruno herdou do pai, de saudosa memória, ex-vereador Lambreta essa capacidade de atuar nos bastidores.
O segundo ponto é a não interferência na eleição da prefeitura de Caruaru. Tradicionalmente o executivo exerce influência na indicação do presidente. Foi assim na própria eleição de Bruno, no começo da legislatura, quando o núcleo duro do governo Raquel apoiou o tucano e ajudou ele a derrotar o colega de partido e então atual presidente Lula Tôrres.
O prefeito Rodrigo Pinheiro não quis arestas com a Casa e percebeu que entrar no pleito dos vereadores poderia trazer problema para ele no futuro. Entendeu que se existe aprovação total entre os vereadores não é interessante que o executivo se meta na eleição. Confirmada a eleição por aclamação, será uma das poucas vezes que isso ocorrer na história política de Caruaru, mas ratifica o bom relacionamento não apenas entre as bancadas de oposição e situação, mas sim, entre os poderes executivo e legislativo.
Vice…
Lembrando que como Caruaru não tem vice-prefeito, na ausência de Rodrigo Pinheiro para uma viagem ou em possível afastamento dele do cargo por algum motivo o presidente da Casa, Bruno Lambreta, assume a gestão de forma interina. A situação ainda não ocorreu e gera expectativa na cidade.
…Na Câmara
O prefeito Rodrigo Pinheiro esteve na sessão da volta aos trabalhos da Câmara Municipal. Ele não só fez questão de ir a sede do Poder Legislativo, como levou boa parte do staf do governo com a presença de alguns secretários e membros do núcleo duro da atual gestão. A sala da presidência ficou lotada e os corredores da Câmara também. Rodrigo fez um discurso valorizando a independência dos poderes e o papel do vereador. Lembrando que o pai dele, Pinheirão, foi vereador de Caruaru na década de 1990.
Candidatos…
A Câmara de Caruaru conta com dois vereadores que serão candidatos na eleição desse ano. Jorge Quintino (SD) e Anderson Correia (PP) vão disputar o mandato de deputado federal. Além deles, Mery da Saúde (PSD), é a segunda suplente de sanadora de André de Paula, que disputa ao lado de Marília Arraes.
…Convenção
Anderson Correia vai homologar a candidatura na convenção na próxima sexta-feira (05), quando o PP deve ratificar os nomes dos prováveis candidatos. Mesmo com o partido apoiando a candidatura de Danilo Cabral ao governo ele vota em Raquel Lyra (PSDB). Jorge Quintino e Mery participaram da convenção de Marília Arraes no sábado passado.
Falando em convenção…
Acontece hoje a do PDT, que vai homologar os candidatos a deputados estaduais e federais que irão disputar a eleição desse ano. São dezenas de postulantes para entrar na disputa e a prioridade do partido é reeleger Wolney Queiroz para à Câmara Federal e José Queiroz para a Assembleia Legislativa. Os dois garantem que a estratégia montada vai permitir que o fato ocorra, já que existem candidatos a deputados em várias regiões do estado.
…Palanques
Em Pernambuco, o PDT oficializa hoje o apoio ao candidato da Frente Popular Danilo Cabral. Além de Teresa Leitão ao Senado. Já na eleição para presidente o candidato é Ciro Gomes. Pelo menos isso na teoria, já que muitos pedetistas vão votar no ex-presidente Lula.
PT x PSB no Rio…
O diretório estadual do PT no Rio de Janeiro aprovou nesta terça-feira (2) uma resolução de retirada do apoio à candidatura do deputado federal Marcelo Freixo (foto), do PSB, ao governo do estado, Segundo o presidente do PT fluminense, João Maurício de Freitas, o motivo da retirada do apoio é a insistência do PSB em manter a candidatura do deputado Alessandro Molon ao Senado —os petistas insistem para que o nome na chapa seja o de André Ceciliano, que preside a Alerj.
…O motivo
“Não vemos sentido em fazer parte dessa aliança, já que o PSB quer ter uma posição hegemonista. Diante da intransigência do presidente [Carlos] Siqueira, que indicou apoio à candidatura de Molon, vamos seguir defendendo Ceciliano e vamos levar nossa decisão para a direção nacional do partido”, declarou Freitas a O Globo. PT e PSB estão aliados na disputa nacional, com a chapa de Lula e Geraldo Alckmin concorrendo à Presidência, e em outros estados, como São Paulo e Pernambuco.