Coluna do Blog do MF – A legislação precisa mudar e a postura dos vereadores também

Mário Flávio - 24.05.2024 às 05:49h

“Hoje a gente só consegue aprovar nome de rua, medalha. Me sinto até inútil. É muito ruim para a atual legislatura”, essa fala é da vereadora do Recife Michelle Collins (PP) e diz muito sobre o trabalho dos vereadores no Brasil.

Seja em qualquer Câmara dos mais de 5 mil municípios espalhados pelo país, a Lei deixa o vereador sem ter muito o que fazer. Como não pode ser ordenador de despesa, cabe aos prefeitos e prefeitas tomarem as rédeas dos projetos e trazerem os “louros” das conquistas para si.

Muitos parlamentares afirmam que existem os requerimentos para o executivo municipal e indicação para os governos estadual e federal, mas os mesmos se acumulam com o passar dos anos e muitos são reiterados todos os anos e não são atendidos e quando são, existe uma verdadeira briga para provar quem é o pai ou mãe da “criança”.

A Lei precisa mudar, os vereadores, deputados e senadores têm que ter mais liberdade no orçamento para que pudessem destinar de fato recursos para obras. O orçamento participativo era uma boa ideia, mas não durou muito e foi abandonado até por quem o criou.

Muitos podem dizer que o vereador aprova a LDO ou LOA, mas a decisão de como investir fica nas mãos do Executivo. Ou seja, os parlamentares ficam engessados e por isso a cada eleição a renovação é grande.

Muitos chegam lá e as vezes são apenas de um mandato. A atuação que antes, nas promessas de campanha, iria ser diferente, acaba se igualando as demais, principalmente pela Lei, que acaba cortando as asas dos vereadores.

No entanto, vai aqui uma ressalva sobre o trabalho do político mais próximo da população. Um dos principais pilares do trabalho do vereador é fiscalizar, e muitos, não o fazem por ser aliado da gestão municipal ou ter uma penca de cargos no governo.

O político cobrar uma ação ou obra não é ir para a bancada de oposição, mas mostrar atenção com a comunidade que o ajudou a chegar lá. Ter atitude diante dos problemas e não simplesmente passar quatro anos fazendo de contas que os mesmos não existem. Pior é quem faz do gabinete um puxadinho do Executivo. Assim como no futebol, a bola pune. A lei precisa mudar, isso é óbvio, mas a postura de alguns vereadores também, caso contrário o sentimento de muitos pode ser o mesmo da vereadora Michelle Collins, citada no começo do texto, que sequer vai em busca da reeleição. #FicaaDica

Aposta em Dilson


Falando em vereador, servidor da Sudene em Caruaru, Raffiê Dellon vem se movimentando nos bastidores políticos também. Sem espaço no União Brasil para disputar à prefeitura de Caruaru, já que os caciques da legenda querem levar a sigla para os palanques de Rodrigo Pinheiro e Zé Queiroz, Dellon aposta todas as fichas na candidatura do radialista Dilson Oliveira. Ele vai disputar uma vaga na Câmara Municipal e em entrevista na Rádio Cidade, Raffiê aposta que Dilson será um dos campeões de votos na eleição desse ano.

Os mais votados?


Além dele, as apostas para os mais votados são em Bruno Lambreta (PSDB), Edmilson do Salgado (PSDB) e Silvio Nascimento (PL). Para essa turma e outros favoritos, a ideia é evitar o “já ganhou”, uma vez que, eleição para vereador é a mais difícil que existe, já que todo mundo conhece algum candidato.

Quer ser presidente da OAB Pernambuco

O presidente da OAB Caruaru, Fernando Júnior, quer alçar voos mais altos na eleição desse ano. Reeleito em Caruaru no último pleito ele trabalha nos bastidores para disputar a eleição da OAB Pernambuco. Rompido com o atual presidente da Ordem no estado, Fernando Ribeiro Lins, deve montar uma chapa de oposição. Ele quer ser o primeiro presidente da OAB do interior do estado. Em Caruaru, o grupo liderado por Fernando deve indicar o advogado Ranieri Coelho, atual secretário-geral da subseccional. Fernando Júnior vem tendo agendas pelo estado em ritmo acelerado.

Raquel no Recife…

Nesta sexta-feira (24), a governadora Raquel Lyra entrega, às 14h, unidades da Casa do Trabalhador, da Casa da Trabalhadora, do Centro de Qualificação da Mulher e do Espaço Bora Empreender no município de Igarassu, na Região Metropolitana. As estruturas a serem inauguradas oferecem serviços voltados para a qualificação profissional e empreendedora, empregabilidade e desenvolvimento de micro e pequenos negócios.

…E em São Bento do Una
Já às 16h, a gestora estará no município de São Bento do Una, no Agreste Central, para inauguração do Mercado da Carne Dr. Altino Soares da Rocha, no Centro. Às 17h, a chefe do Executivo estadual autoriza a implantação da nova fase da Adutora do Agreste, beneficiando mais de 100 mil pessoas com um investimento de R$ 27 milhões.