
A relação entre a governadora Raquel Lyra e a Assembleia Legislativa de Pernambuco tem se tornado cada vez mais tensa, evidenciada por uma série de atos e declarações recentes que apontam para um clima hostil na Casa.
Um dos episódios que ilustram esse cenário foi a derrota sofrida pelo governo estadual na votação do projeto que trata do fim das faixas salariais da polícia e bombeiros militares. O projeto substituto da deputada Gleide Ângelo (PSB) foi aprovado, mesmo com a oposição do governo, sinalizando um revés significativo para a gestão de Raquel Lyra.
Além disso, o líder do governo na Assembleia, deputado Izaías Régis (PSDB), fez cobranças públicas à governadora, destacando a suposta falta de atenção às demandas da região de Garanhuns por parte do governo estadual. Para muitos é um sinal claro que Zazá, segue para o caminho do rompimento com o Palácio ou de uma mudança na liderança do governo.
Outros ex-aliados também se manifestaram contra o governo, como o presidente da Assembleia, Álvaro Porto, e o deputado Abimael Santos, ambos relatando problemas relacionados à saúde e à falta de resposta do governo diante das demandas apresentadas.
Esses episódios evidenciam uma crescente insatisfação e distanciamento entre o governo e a Assembleia Legislativa, o que pode dificultar a aprovação de projetos e políticas públicas importantes para o estado. A ausência dos deputados em agendas da governadora também reflete essa tensão e aponta para a necessidade de revisão urgente na relação entre os poderes, visando evitar um ano conturbado e impasses que possam prejudicar a gestão estadual.
Líder da oposição?

Em tom de provocação, o presidente da Assembleia Legislativa de Permambuco chegou a afirmar que Zazá não era mais o líder do governo, mas da oposição, devido ao tom que ele deu no discurso. O Palácio silenciou sobre o assunto, mas não seria nenhuma surpresa se mais na frente acontecesse uma troca na liderança do governo na Casa.
Defende mais que Zazá

O vice-líder na Casa, Joãozinho Tenório (PRD), está muito mais próximo da gestão que Zazá. Além de defender o governo na Casa em várias pautas, ele sempre está presente nas agendas ao lado da governadora Raquel Lyra. Outros deputados que também defendem muito a gestão: Renato Antunes (PL) e Débora Almeida (PSDB).
Também criticou

O deputado Sileno Guedes (PSB) disse que o aumento dado pela gestão da governadora Raquel Lyra (PSDB) e da vice Priscila Krause (Cidadania) ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) anula a economia provocada pela redução do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). “Os pernambucanos já pagaram R$ 6,015 bilhões em ICMS no primeiro trimestre de 2024, um incremento de 21,6% em relação aos R$ 4,9 bilhões arrecadados no mesmo período de 2023. Os dados são do Portal da Transparência”, disse Guedes (PSB).
Em Brasília

Responsável pela derrota do governo na Comissão da Assembleia, a deputada Delegada Gleide Ângelo embarcou para Brasília nesta quarta (24), onde vai acompanhar a Sessão Conjunta no Congresso Nacional sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil, que acontece logo mais, às 19h, no Congresso Nacional. deputados federais e senadores vão analisar alguns dos vetos presidenciais feitos à lei nº 14.735/2023, que foi promulgada no ano passado com alguns trechos vetados pelo presidente Lula (PT).
Meira na coordenação

Fruto da CPI do MST, o movimento “Invasão Zero” tornou-se Frente Parlamentar e teve o deputado Coronel Meira (PL-PE) diplomado coordenador em Pernambuco, juntamente com Zé Antônio de Melo, eleito como presidente estadual. A diplomação ocorreu tarde de hoje, durante reunião da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA).
Vitória para Mery da Saúde

A vereadora Mery da Saúde (PSDB) informou que a Justiça Eleitoral de Pernambuco confirmou, por unanimidade, a legalidade da chapa do PSD, afastando a tese de fraude à cota de gênero, que poderia ocasionar a perda do mandato da parlamentar. Bruno Lambreta (PSDB), Carlinhos da Ceaca (PODE), Perpétua Dantas (Avante), Nelson Diniz (PSDB), Galego de Lajes (PSDB), Aline Nascimento (PP) e Leonardo Chaves (PSDB) declararam solidariedade à vitória de Mery. “Sigo meu trabalho com a consciência tranquila, sabendo que faço o melhor pela população de Caruaru” declarou Mery.
Biesp terá nova sede

Por unanimidade os vereadores aprovaram em segunda votação o PLC n° 167/2024, do Poder Executivo, que trata da doação para a construção da nova sede do Batalhão Integrado Especializado (BIESP). No local funcionava o Comércio Futebol Clube, situado no bairro Indianópolis. O espaço era conhecido por sediar grandes festas e bailes carnavalescos da cidade, mas se encontrava abandonado há anos.