Coluna do Blog do MF – Compesa vira dor de cabeça para Raquel

Mário Flávio - 27.10.2023 às 10:39h

Todos os dias na Rádio Cidade FM 99.7 recebemos reclamações sobre a situação da Compesa. Seja por falta de água nos bairros, não cumprimento do calendário ou até mesmo dos transtornos de obras que parece nunca terminar. Sem falar nos problemas provocados por ações provocadas por vândalos, que atuam para danificar os equipamentos e aumentam a sensação de ineficiência da estatal pernambucana.

Os problemas começam a sair dos programas de rádios e redes sociais e chegam aos políticos. Na sessão da Câmara Municipal de Caruaru vereadores subiram o tom devido a falta de água em 19 bairros da cidade. O problema do abastecimento irregular foi o tema principal dos vereadores Nelson Diniz (CIDA), Mano do Som (União), Anderson Correia (PP) e Bruno Lambreta (PSDB), que pediram esclarecimento à rede de distribuição.

As reclamações também chegaram na Assembleia Legislativa de Pernambuco. Cortes no abastecimento em cidades do Sertão estiveram na pauta dos deputados, que usaram à Tribuna para se pronunciar sobre o assunto. De acordo com João Paulo Costa (PCdoB) a situação é crítica. “Hoje a água não chega nas torneiras para a população utilizar para consumo próprio ou para cozinhar. E quando chega, vem suja, barrenta. Mas as contas não param de chegar, e as pessoas são cobradas por uma água a que não têm acesso”, lamentou.

A crise hídrica também foi motivo de críticas na cidade de Belém de Maria e gerou cobranças do deputado Fabrizio Ferraz. Durante a campanha do ano passando, a então candidata Raquel Lyra, prometeu a reestruturação da Compesa e iniciar o debate sobre uma concessão para gerir e Companhia. Vamos lembrar aqui o que disse a tucana.

“Vamos reestruturar a Compesa para que ela cumpra a sua finalidade. Vamos implantar um plano emergencial para que a população tenha acesso à água. As tubulações precisam ser trocadas. A gente não vai descansar enquanto não tiver água na torneira do povo de Pernambuco”, disse ainda no primeiro turno das eleições.

Para cumprir essa promessa, a governadora trouxe para assumir o comanda da Compesa o advogado Alex Campos, que vinha de uma boa passagem pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). No começo de outubro o governo anunciou que o Senado aprovou resolução, que autoriza a Compesa a contratar uma operação de crédito, no valor de no valor de R$ 1,1 bilhão, financiamento junto ao Banco Multilateral de Desenvolvimento (NDB – New Development Bank) para investimentos em obras estruturadoras de abastecimento de água e esgotamento sanitário em municípios pernambucanos.

No entanto, na prática o que se vê é um problema após outro e as críticas com relação a estatal aumentando em várias esferas da sociedade e gerando especulações sobre o quanto pior melhor, para que houvesse uma justificativa para privatizar a Compesa.

Novas entregas

A governadora Raquel Lyra entrega 81 novos ônibus escolares a municípios e distritos indígenas do Estado. Os veículos são 4×4, equipados com ar-condicionado e com rampa de acessibilidade, e somam aos 101 ônibus que já foram entregues no mês de junho. A solenidade de entrega das chaves acontece nesta sexta-feira (27), às 15h, no Palácio do Campo das Princesas.

Natal em Gravatá…

O lançamento da segunda edição do Natal de Gravatá – A Caminho do Amor aconteceu na quinta (26) em dois momentos: uma coletiva de imprensa pela manhã, na Casa Mendez, em Recife, e outra à tarde, no Hotel Porto da Serra, para os comunicadores locais e sociedade gravataense. Evento tradicional do calendário turístico de Pernambuco, responsável por lotar os hotéis e residências da região e cidades vizinhas, a temporada natalina chega com a expectativa de atrair cerca de 250 mil pessoas a Gravatá e gerar uma movimentação financeira estimada em R$150 milhões. O prefeito Joselito Gomes está animado com o evento.

…Novidades

Entre as novidades deste ano, o Expresso Natalino, jardineira decorada especialmente para circular pela cidade, passando pelos principais pontos turísticos, é uma das que promete chamar mais atenção. O ponto de partida será o Centro de Informações Turísticas (CIT), localizado na via local da BR 232, com roteiros e horários a serem divulgados.

Esteve presente

A deputada federal Maria Arraes esteve ao lado do prefeito Padre Joselito Gomes durante o lançamento. Maria está de olho na cidade e quer formar parcerias em breve por lá. Na eleição passada, o prefeito da cidade apoiou André Ferreira. Será que essa ida de Maria é uma mudança de apoio do gestor da cidade? O tempo dirá.

Apoio em Gravatá…

Além do poder público municipal e possibilidade de recursos federais, por meio da articulação de Maria Arraes, o setor privado também chegou junto, com diversas empresas ajudando nas despesas com a festa, bem como a adoção de praças para serem decoradas e iluminadas. Uma parceria interessante para atrair turistas para a cidade.

…Sem apoio

Integrantes do governo municipal reclamam na falta de apoio do governo de Pernambuco. A queixa é a mesma em relação ao São João, já que o prefeito da cidade, que votou em Marília Arraes em 2022, alega que faltam verbas a cidade por não fazer parte da base da gestão tucana. O Palácio do Campo das Princesas nega esse tipo de tratamento.

Juntos…

O Brasil possui o maior sistema público de transplantes do mundo, tendo feito em 2017, mais de 8 mil transplantes, porém cerca de 23 mil pacientes ficaram aguardando em fila de espera. Com base nesses dados e na crescente demanda por transplantes de medula óssea ou órgãos/tecidos por parte de pacientes portadores de doenças hematológicas, malignas ou benignas, hereditárias ou adquiridas que afetam as células do sangue, o deputado Eduardo da Fonte, PP, protocolizou, nesta quinta, 26, projeto de lei 5233/2023 que institui o fomento à Promoção 3D no território brasileiro.

…Pela doação

Trata-se de uma Política de Conscientização e Incentivo à doação de sangue, órgãos, tecidos e leite materno, com ênfase na reflexão e prática da consciência e empatia cidadã.
A justificativa do projeto de lei resulta de uma pesquisa da UPE, por meio do programa de pós graduação mestrado e doutorado PPGE – Campus Mata Norte, que também já serviu de base para a apresentação de projeto de lei com o mesmo teor na Assembleia Legislativa de Pernambuco, por meio do deputado Henrique Queiroz Filho, também do PP.