Coluna do Blog do MF – João Campos reorganiza Frente Popular em Pernambuco

Mário Flávio - 03.04.2024 às 09:30h

O atual prefeito do Recife, João Campos, está promovendo uma reestruturação significativa na Frente Popular em Pernambuco, seguindo os passos do seu saudoso pai, Eduardo Campos. Com o objetivo de consolidar um bloco político forte e coeso, João está agregando diversos partidos e políticos em torno da Frente, visando fortalecer sua base e garantir uma vantagem competitiva para a disputa pela reeleição.

Entre as movimentações recentes, destaca-se o retorno de partidos que estavam anteriormente na oposição, como o Republicanos, liderado pelo ministro Silvio Costa Filho, o União Brasil, com Miguel Coelho em Petrolina, e o Solidariedade, que conta com a adesão de Marília Arraes e o Avante, com Sebastião Oliveira. Além disso, João Campos está empenhado em trazer mais legendas para compor sua coalizão, ampliando ainda mais sua base de apoio.

Outra liderança importante vem do PSDB. Trata-se do presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Álvaro Porto, que rompeu politicamente com a governadora Raquel e está trazendo todo o grupo liderado por ele para a Frente Popular. O bloco pode ainda ter o PP, dos da Fonte, que analisam a situação da Capital.

Essa reorganização política tem como objetivo não apenas fortalecer a candidatura de João Campos à reeleição, mas também pavimentar o caminho para as eleições futuras. Nos bastidores, o prefeito do Recife articula ainda o apoio da Federação, formada pelos partidos PT, PCdoB e PV, buscando construir uma aliança sólida e contar com o apoio do presidente Lula (PT).

Com uma ampla vantagem esperada para a disputa da reeleição, João Campos já projeta o mapa político visando as eleições de 2026, quando possivelmente enfrentará a governadora Raquel Lyra (PSDB). Essa movimentação estratégica mostra a habilidade política do prefeito em construir alianças e consolidar sua liderança no cenário político pernambucano.

Lançamento…

Armandinho lança na noite dessa quarta-feira (03) a pré-candidatura a prefeito da cidade. O sanfoneiro espera contar com a presença da presidente da Solidariedade, ex-deputada federal Marília Arraes. O político também apresenta a chapa dos pré-candidatos a uma vaga na Câmara Municipal de Caruaru. O nome do vice ou da vice também pode ser apresentado.

…Marília vai chamar atenção

A presença da presidente estadual do Solidariedade, Marília Arraes, deve chamar atenção, já que ela deve ser questionada sobre o apoio à reeleição do prefeito do Recife, João Campos (PSB). Os dois são primos e eram desafetos na política. Ambos se enfrentaram na eleição de 2020 no Recife, mas fizeram as pazes e agora estarão no mesmo palanque esse ano.

Raffiê deve buscar a vice…

Foto: Divulgação

Mesmo com o vazamento da informação que o União Brasil não terá mais candidatura própria em Caruaru, Raffiê Dellon ainda não confirmou sobre a decisão. Dellon se reuniu com o deputado federal Fernando Filho, uma das principais lideranças do União no estado e ainda hoje deve explicar sobre o futuro. Ele pode buscar a vaga de vice na chapa de Zé.

…E no Recife?

Fernando Filho e Miguel Coelho irão tentar selar o acordo para que o União vá no Recife também para o palanque de João Campos. No entanto, eles terão que convencer o presidente da legenda por lá, Mendonça Filho, que é aliado da governadora Raquel Lyra. A tucana deve ter candidato e vai pedir o apoio do União a Mendoncinha.

Lessa montando a chapa…

Líder do Republicanos em Caruaru, o ex-deputado Erick Lessa, segue filiando nomes para montar uma chapa de vereadores para a legenda. O ex-deputado estadual quer deixar o partido viável para a eleição. Lessa é o mais cotado para ser vice na chapa encabeçada pelo ex-prefeito Zé Queiroz, mas o prego ainda não foi batido e a ponta não foi virada.

…Mais chapas

Em Caruaru, outras legendas também correm contra o tempo para tentar montar chapas de vereadores, são elas: PSB, Psol e a Federação, que tem PT, PV e PCdoB. Não será uma conta fácil, mas todos confirmaram ao blog que estão na correria e tentando convencer alguns insatisfeitos de virem para os partidos. O prazo é dia 07 de abril.

Thiago no PSDB…

O pré-candidato a prefeito do município de Agrestina, Thiago Nunes foi recebido pela governadora Raquel Lyra, no Palácio do Campo das Princesas. O encontro, que aconteceu nessa terça-feira (02), definiu a filiação dele ao PSDB para disputar a prefeitura da cidade esse ano. Nunes foi ao lado do vice, Roberval Maciel, com uma “tuia” de pedidos para a governadora.

…Também estavam lá

Ao lado de Thiago Nunes estavam o deputado Joãozinho Tenório, os vereadores Saulo Batista (presidente da Câmara), Emília Alves, João Antônio, José Aparecido e outras lideranças. Na ocasião, Thiago Nunes levou até a governadora demandas e solicitações para a cidade, como a pavimentação dos 7km de estrada que liga a BR 104 à Vila Pé de Serra dos Mendes (comunidade quilombola); pavimentação dos 3km de estrada que liga a BR 104 ao Segundo Distrito – Barra do Chata; construção de um Centro de Educação Infantil (Creche) e Adesão ao Programa Habitacional – Sub-50.