Coluna do Blog do MF – Mulheres irão protagonizar eleição em Olinda

Mário Flávio - 09.04.2024 às 08:35h

A cidade histórica de Olinda, em Pernambuco, está prestes a viver uma eleição municipal repleta de protagonismo feminino e disputas acirradas entre diferentes forças políticas. Com o atual prefeito, professor Lupércio, decidindo apoiar a ex-secretária Mirella Almeida, que concorrerá pelo PSD, e outros nomes de peso se preparando para entrar na disputa, as expectativas estão elevadas.

No campo da esquerda, a ministra da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, do PCdoB, emerge como uma possível candidata. Com experiência de duas gestões anteriores à frente da cidade, Luciana traz consigo uma bagagem política significativa. No entanto, a incerteza sobre sua possível saída do ministério, condicionada à garantia do PCdoB de manter a pasta, pode abrir espaço para a deputada estadual Gleide Angelo, do PSB, receber seu apoio.

A delegada mudou o domicílio eleitoral para Oinda no fim do prazo eleitoral para entrar na disputa e independente do apoio de Luciana será o nome do PSB na corrida eleitoral. Por outro lado, no campo da direita, Izabel Urquiza desponta como a candidata pelo PL, contando com o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro. Com diferentes ideologias e propostas, as candidatas femininas prometem trazer diversidade e debates enriquecedores para a campanha eleitoral em Olinda.

Único homem na disputa em Olinda

O atual vice-prefeito Márcio Botelho (PP) será o único homem na disputa pela prefeitura de Olinda. Ele rompeu com o prefeito professor Lupércio e vai enfrentar as urnas. Ele terá na vaga de vice o advogado e irmão de Eduardo Campos, Antônio Campos, que retirou a pré-candidatura a prefeito para apoiar o nome de Botelho.

Teresa valorizou o PT de Caruaru

No último domingo (07), durante o ato de apoio a Zé Queiroz em Caruaru, não foram poucos os elogios direcionados ao PT Caruaru. Dentre as falas de respaldo a Queiroz, diversas figuras importantes não deixaram de enaltecer o trabalho que o presidente da unidade do partido, Léo Bulhões, vem desempenhando. A senadora Teresa Leitão lançou o nome de Léo para à Câmara.

Débora preocupada com o FIG…

A organização do Festival de Inverno de Garanhuns motivou discussões na reunião plenária desta segunda, na Assembleia Legislativa. O tema foi levado à tribuna por Débora Almeida, do PSDB. A deputada afirmou que os embates entre a prefeitura do município e o Governo do Estado têm gerado preocupação sobre a possibilidade do festival deixar de existir nos próximos anos. “O Festival de Inverno é uma atração grande que exige um investimento alto. É difícil, tem um custo pesado. E aí esse ano ele pode ter dinheiro, será que ele tem no próximo e depois?”

…Izaías criticou ausência de pernambucanos

Débora Almeida também criticou a participação de apenas dois artistas pernambucanos na programação divulgada pela prefeitura, além da presença de deputados federais entre os patrocinadores, o que fere o princípio da impessoalidade. Izaías Régis, do PSDB, reforçou a fala da colega. Ele ressaltou que o FIG foi criado pelo Governo Estadual e que, sem recursos privados, a prefeitura não tem condições de levar o evento adiante.

Edson chama atenção pela violência

Edson Vieira, do União, lamentou os números oficiais da violência em Pernambuco no primeiro trimestre de 2024. Quase mil pessoas morreram no período vítimas da criminalidade, índice dez por cento maior que o do mesmo período do ano passado. O parlamentar direcionou um apelo ao Governo do Estado para que reverta o quadro com políticas públicas efetivas.

Antônio agradeceu a Compesa

Antônio Moraes, do PP, agradeceu ao presidente da Compesa, Alex Campos, e à governadora Raquel Lyra pela instalação de uma estação de tratamento de água móvel em Paudalho, na Mata Norte. De acordo com o parlamentar, o objetivo é suprir os problemas de abastecimento de água dos moradores do município de Carpina, também na Mata Norte. Moraes solicitou ainda a construção da adutora Carpinão, que vai utilizar água da barragem de contenção de Lagoa do Carro, com quase 200 milhões de metros cúbicos, para melhorar a crise hídrica na região.

Priscila comandou reunião do Juntos pela Segurança

Em reunião de monitoramento do Juntos pela Segurança liderada pela governadora em exercício Priscila Krause, secretários e representantes de órgãos do Estado debateram políticas públicas de prevenção à violência em Pernambuco. A presença das secretarias foi importante para discutir a integração das diversas ações que estão sendo estruturadas por cada pasta com a finalidade de conseguir a prevenção de crimes no Estado. A reunião, que está sendo feita semanalmente pela gestão estadual, foi realizada na sede da Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional, no Recife, nesta segunda-feira (8).