Coluna do Blog do MF – O Canhão do Nordeste silencia

Mário Flávio - 08.11.2023 às 06:59h


Cresci ouvindo o rádio como muitos dos nordestinos que tinham nesse veículo uma importante fonte de informação e a possibilidade do entretenimento para ouvir músicas ou acompanhar o time do coração. Do meu saudoso pai, Mário da Farmácia, veio o gosto pelo rádio e que mais na frente traria o meio maior desafio na carreira, e um sonho de infância: ter um negócio próprio e gerir uma emissora.

E foi por meio dessa paixão, o rádio, que conheci dois slogans:
Quem tem Clube, tem tudo e Sem Clube, não há futebol. Além disso, uma coisa me chamava atenção, a potência da emissora, que era de 100 kw, chegando a quase todos os estados do Nordeste. Isso permitiu a emissora receber a alcunha de “canhão do Nordeste”. E era mesmo. Lembro muito de quando éramos pequenos o nosso pai sintonizar o AM 720 para ouvir os clássicos entre o trio de ferro da capital nas ondas potentes da Clube. Também foi por lá que aprendemos uma musiquinha chiclete, que foi um presente de Renato, líder da Banda Renato e seus Blue Caps, e também ajudou a propagar ainda mais o canhão do Nordeste: super Rádio Clube, uma versão da canção “Se você soubesse”.

A potência da emissora era tão grande, que quando comecei a namorar Renata Torres, com quem sou casado até hoje, ela morou em dois anos na cidade de João Pessoa, e nas idas e vindas para Capital Paraibana, várias vezes ia ouvindo o canhão para escutar os jogos que estavam rolando, com o sinal indo até dentro de Jampa. O mesmo ritual fazia na volta, isso sem ter a mínima noção de quando se gastava de energia para manter um transmissor com tamanha potência.

O rádio me levou ao jornalismo e mais uma vez a Rádio Clube estava nos primeiros dias do curso. Uma grata surpresa ao descobrir que a emissora foi fundada em 6 de abril de 1919 por Antônio Joaquim Pereira, e é tida como a primeira emissora de rádio do Brasil. Quando soube dessa informação mais uma vez veio quele sentimento de orgulho, em saber que os primeiros passos do rádio brasileiro foram dados em nosso estado.

O tempo passou e uma decisão em 1952, que parecia ser um futuro promissor para a emissora, acabou virando uma dor de cabeça para o futuro: a entrada no grupo Diários Associados de Assis Chateaubriand, responsável até então pelo jornal Diario de Pernambuco desde 1931, e no qual se juntaram vários outros veículos nos anos seguintes. Nesta mesma época, inaugurou novo auditório para 2000 pessoas.

Com a morte do magnata da comunicação e a permanência no espólio dele até hoje, deixou travada a possibilidade de muita coisa a ser feita na rádio. O destino mais uma vez coloca a Clube no meu caminho. Ao assumir a direção de programação da Rádio Cidade em Caruaru, formamos uma parceria de transmissão de futebol com a Clube, com o slogan da caçulinha e a pioneira juntas. A dobradinha durou quase dois anos e dava muito orgulho ter o nome da mais nova emissora ecoado no canhão do Nordeste. Temos ouvintes até hoje fruto da parceria, que nos ouvem das cidades da Região Metropolitana e mandam mensagens diariamente para a gente.

Ontem tivemos a confirmação de um dos dias mais tristes da comunicação em Pernambuco. O anúncio do fim das atividades da Clube. Por una decisão dos atuais proprietários, a emissora será desligada no dia 07 de dezembro de 2023, 104 anos após a fundação, deixando uma lacuna no rádio Pernambucano e órfaos as pessoas que amam o rádio. Ainda tenho esperança que aconteça uma mudança e possamos ter uma reviravolta para evitar o fim do canhão do Nordeste.

Uma boa notícia…

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil


Em meio a essa tristeza veio de Caruaru uma informação que deixou aos comunicadores mais animados. Em Brasília, o prefeito Rodrigo Pinheiro esteve na sede da Empresa do Brasil de Comunicação para assinar um contrato de convênio de 10 anos entre a EBC e a Prefeitura de Caruaru, por meio da Pref TV. A situação representa o primeiro passo rumo à oficialização da TV da Prefeitura de Caruaru em um canal de TV aberta. O que muda? A possibilidade de ter um canal oficial estatal do município. A Câmara Municipal já tem, mas investiu pouco em programação local e equipamentos e como o prefeito entendeu a importância dessa ferramenta de comunicação, terá uma excelente oportunidade para divulgar as ações da prefeitura e gerar emprego para jornalistas, radialistas e técnicos. A assinatura oficial do documento contou com a presença do Presidente Interino da EBC, Jean Lima; a Diretora de Jornalismo, Cidinha Matos; o Gerente Executivo da RNCP, Vancarlos Alves; e o Secretário de Comunicação de Caruaru, Thiago Azevedo. Uma excelente decisão poltica do prefeito de Caruaru.

Raquel em Brasília…


A governadora Raquel Lyra participa, em Brasília, às 11h30, nesta quarta-feira (8), ao lado do presidente Lula e do ministro dos Transportes, Renan Filho, da solenidade de assinatura da ordem de serviço da duplicação da BR-423, no trecho de 43,1 quilômetros entre os municípios de São Caetano e Lajedo, no Agreste. A duplicação da malha viária vai contribuir para o desenvolvimento econômico da região, gerando emprego durante a execução da obra e, quando concluída, a melhoria na fluidez e na segurança do fluxo de veículos e cargas. Raquel Lyra acompanhou, nesta terça-feira (7), a sessão da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal que discutiu a Reforma Tributária. Ao lado dos senadores de Pernambuco, a tucana pediu a prorrogação dos incentivos fiscais para a indústria automobilística em Pernambuco porque isso garante a manutenção dos empregos e a melhoria do aporte de investimentos no Estado. Empresas como a Stellantis, em Goiana, mudaram a matriz econômica de Pernambuco, atraindo investimentos com alta tecnologia produzida aqui. Os senadores Fernando Dueire (MDB) e Humberto Costa (PT) se reuniram com a governadora no Congresso e acompanharam a chefe do Executivo durante a reunião da comissão. O ex-senador Fernando Bezerra Coelho também estava presente na sessão.

Também em BSB…


Quem também está na Capital Federal é o prefeito do Recife, João Campos (PSB). Ele vai se reunir com os deputados federais. O encontro, que está previsto para começar às 16h, acontecerá na Câmara dos Deputados. Os líderes da bancada pernambucana na Congresso Nacional, Augusto Coutinho (Republicanos) e Carlos Veras, disseram que o intuito deste encontro com o João Campos é a apresentação as ações orçamentárias prioritárias do município para de 2024.

União em Serra Talhada


O ex-deputado federal e presidente do Avante no estado, Sebastião Oliveira, está fazendo uma dobradinha com o deputado estadual e ex-prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque (SD), visando às eleições na cidade sertaneja. Mais adiante decidirão que será o candidato da oposição contra Márcia Conrado (PT), cria de Duque, mas que se virou contra ele nos últimos meses. “Minha meta é derrotar a prefeita que colocou o município entre os piores do Estado em gestão financeira”, disparou Oliveira, que foi candidato a vice-governador na Chapa de Marília Arraes ano passado.

Projeto de Fagner Fernandes


Na sessão da Câmara de Vereadores de Caruaru o vereador Fagner Fernandes (PDT) apresentou o Projeto de Lei (PL) que Institui a campanha Coração Pet – doação de sangue animal. O PL tem como objetivo a criação e a manutenção de bancos de sangue veterinários para animais domésticos, com ações de conscientização a serem realizadas sempre na segunda semana de junho. O projeto foi pensado visando aumentar e manter o número de doadores pets, e conscientizar a população sobre esta prática, que não é muito divulgada, porém, de extrema necessidade e, assim como em humanos, salva vidas. A votação será realizada nesta quinta-feira (09) e, sendo aprovado, segue para a sanção do prefeito.