Após um longo tempo, vamos voltar a ter a coluna diária aqui no blog. O tema hoje será o papel da internet nas eleições desse ano. A montagem das equipes de comunicação deve ter atenção especial para as redes sociais e a eleição para governador e deputado em 2010, deve ser usada como exemplo.
Naquele pleito, o governador Eduardo Campos montou uma grande equipe de comunicação, coordenada pelo competente jornalista, Carlos Percol. Além de um site moderno e interativo, o socialista contava com um trabalho excelente nas redes sociais, o que promoveu uma grande mobilização e beneficiou aos candidatos aos cargos legislativos.
Em Caruaru a batalha pelo voto começou faz tempo pelas redes sociais. O uso do facebook e twitter, se tornaram ferramentas indispensáveis para interagir com o eleitor. Podemos aqui citar quatro bons exemplos disso. Os deputados Wolney Queiroz (PDT) e Tony Gel (DEM) e os vereadores Rogério Meneses (PT) e Diogo Cantarelli (PSDB).
Os quatro atuam em várias frentes e conseguiram bons resultados pelas redes. Direto de Brasília, Wolney presta contas do mandato e defende com veemência o governo do prefeito Zé Queiroz (PDT). Já Tony Gel, na assembleia legislativa, consegue conversar com os eleitores e repercutir vários assuntos de interesse local, além é claro de vez ou outra, alfinetar a gestão.
Rogério foi esperto. Como era candidato na Paraíba, mas por ter mandato em Caruaru, usou o facebook para se apresentar aos eleitores paraibanos, que ainda não conheciam os eu trabalho. Quanto a Diogo, esse já possui dois perfis no facebook, que fazem questão de o seguir. Ele sempre prestou contas do mandato. #FicaaDica para aqueles que ainda não entenderam o recado.
EQUIPE – A pré-candidata do Democratas, Miriam Lacerda, saiu na frente e montou uma equipe de Comunicação. A coordenação é do jornalista Fernandino Neto, que conta ainda com os jornalistas Anderson Correia e Paulo Roberto Filho, além do estagiário João César e mais dos profissionais que serão contratados para cuidar das redes sociais. A candidata já tem as fotos disponíveis no http://www.flickr.com/photos/miriam_25
FRENTE – Na Frente Popular a equipe ainda está sendo montada. Como tinha muitos problemas a resolver, como era o caso da briga interna entre os candidatos a vereador, o núcleo duro que dá sustentação a candidatura a reeleição do prefeito Zé Queiroz, deve anunciar no início da próxima semana os nomes da equipe de comunicação. O nome do secretário Aquiles Lopes foi sondado, mas ainda não existe nada certo.
FAZ TUDO – No PSOL, sem muita verba para a campanha, o candidato a vice-prefeito, Severino Melo, disse que o relacionamento com a imprensa e o contato direto com os eleitores será feito diretamente com ele e o candidato a prefeito, Fábio José.
SEM CAMPANHA – Em Caruaru a campanha ainda não começou. Hoje foi difícil ouvir até os barulhentos e ultrapassados carros de som. Pelo jeito, a contenção de despesas vai ser uma das armas para a campanha eleitoral desse ano, uma vez que, o fogo deve ser centrado a partir de agosto.
PREVISÃO – Os números de gastos com a campanha eleitoral do PSOL chamaram atenção. O partido previu junto ao TRE que pode gastar até 3 milhões de reais na campanha para eleger Fábio José para prefeito. A previsão de gastos para a reeleição do prefeito Zé Queiroz ficou em 3,5 milhões e a de Miriam Lacerda em 2,8 milhões.
ACESSOS – O blog segue com uma crescente na quantidade de acessos. Gostaríamos de agradecer a todos os nossos leitores e anunciantes. Essa conquista também é de vocês.