Coluna do sábado – Miguel quer comparar gestões e promessas cumpridas com Anderson e Raquel

Mário Flávio - 16.07.2022 às 00:32h

Pré-candidato ao governo pela oposição o ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (União), era um dos mais empolgados no evento de lançamento das pré-candidaturas de Dilson Oliveira (estadual) e Douglas Cintra (federal). Após o discurso ele disse que quer que as pessoas comparem as gestões dos pré-candidatos que tiveram recentes passagens por prefeituras.

Mesmo sem citar os nomes de Raquel Lyra (PSDB) e Anderson Ferreira (PL), ele disse que espera por esse tipo de comparação e aposta no guia eleitoral de rádio e tv para que não apenas as gestões sejam comparadas. Ele espera que as promessas de campanha sejam avaliadas e garante que tem mais o que mostrar em relação aos concorrentes.

As votações do trio também devem ser colocadas, já que Miguel obteve percentual maior que a tucana e o liberal na eleição de 2020. O maior desafio do ex-prefeito de Petrolina é o desconhecido, de parte da população do Agreste e Região Metropolitana tem sobre ele. No entanto, com o começo da campanha e o apoio de lideranças populares, como é o caso de Dilson Oliveira em Caruaru, possa melhorar essa questão. O apoio de prefeitos e lideranças também será essencial para isso, como de Toritama, com Edilson Tavares.

Miguel espera anunciar essa semana o nome do senado para fechar a chapa e chegar a convenção no dia 31 com tudo definido e fazer um grande ato no Recife.

Dilson…

No evento que fez em Caruaru para se lançar pré-candidato a deputado estadual, o radialista Dilson Oliveira justificou a decisão de entrar na politica partidária. Ele disse que quer ajudar o povo por meio da politica e ampliar a área de atuação com um mandato na Assembleia Legislativa. Oliveira disse que espera ter uma grade votação devido a recepção que vem obtendo nas ruas por pode tem passado. A casa de recepções esteve lotada para receber o evento e Dilson foi bastante aplaudido.

…críticas
O radialista não poupou ao governador Paulo Câmara e fez críticas a situação das estradas, segurança e saúde. Ele não poupou aos aliados do governador em Caruaru e mandou indiretas para Zé Queiroz, Tony Gel e Erick Lessa. “Não devem ter prestígio junto ao governador”. No entanto, ele não fez críticas a Raquel Lyra e assim como na entrevista na Rádio Cidade evitou falar mal da gestão da ex-prefeita, a quem era crítico ferrenho na época que comandava o Povo na TV.

Douglas…

O empresário também estava bem empolgado com a realização do evento. Cintra espera que a dobradinha com Dilson Oliveira possa alavancar o nome dele junto ao povão e espera pegar carona na popularidade de Dilson Oliveira. A dupla vêm fazendo agenda conjunta e Cintra também aposta em outras cidades para chega lá. Douglas vem tentando se aproximar do povão, já que tem uma boa penetração no meio empresarial.

…Dobradinha
As peças construídas com os dois estão muito bem feitas do ponto de vista da comunicação. Um caça-palavras com alguns dizeres sobre a cidade e no fim o nome de ambos foi muito bem pensando e bem feito. Jeito simples e que prende atenção. Jingle, cores e fontes também estão sendo muito bem escolhidos pela equipe de comunicação, que até agora trabalha muito bem.

FBC empolgado….

O senador Fernando Bezerra Coelho fez um dos melhores discursos da noite. Ele falou das obras da gestão do filho em Petrolina, as impressões sobre Douglas e Dilson e ainda fez críticas ao governo Paulo Câmara. FBC ainda elogiou a aprovação da PEC, que ele chamou das bondades e disse que nas cidades que Miguel não tem apoio do gestor ou gestora fechou com a oposição. Ele espera ainda que com o início da campanha o nome de Miguel cresça e ele vá ao segundo turno.

…Comunicação
Chamou atenção a equipe de comunicação montada para o evento. Jornalistas, radialistas, cinegrafistas, produtores e diretores para todos os tipos de serviços a serem oferecidos numa campanha. Uma comunicação bem feita é meio caminho andado e na tese da primeira impressão é a que fica, o evento foi muito bem pensado.

Semana ruim….

Se a comunicação de Miguel e aliados anda bem, a semana não foi boa para a pré-candidata Raquel Lyra. O jornalista Carlos Pimenta pediu para deixar a pré-campanha da tucana. Além dele já tinham saído Amanda Cardoso e Hélio Júnior. Os três foram secretários nos dois governos de Raquel. Além disso, circulou um vídeo com a tucana passando por constrangimento numa feira e criaram uma fakenews que ela tinha desistido de ser candidata ao governo.

…Convenção dia 30
A convenção de Raquel Lyra deve ser mesmo no dia 30 desse mês. Até lá, ela deve confirmar os nomes do senado e vice. A convenção de Miguel Coelho será no dia 31 no Clube Internacional, no Recife e de Danilo Cabral será no dia 5 no Clube Português. Os demais ainda não definiram as datas.