Com o anúncio da pré-candidatura do deputado federal Daniel Coelho (PSDB) para a corrida à Prefeitura do Recife nas eleições deste ano, os tucanos eliminaram a possibilidade de um eventual apoio à reeleição do prefeito Geraldo Julio (PSB). Nesta quarta-feira (11), os primeiros desdobramentos desse embate foram sentidos. O governador Paulo Câmara (PSB), aliado do prefeito, solicitou que o PSDB entregasse os cargos diretivos em órgãos e secretarias do estado.
Com isso, o secretário do Trabalho, Emprego e Microempresa, Evandro Avelar, e o presidente do Porto do Recife, Olavo de Andrade Lima Neto, deixam seus postos. A presidente da Junta Comercial de Pernambuco (Jucepe), Terezinha Nunes, já havia deixado o cargo e o partido decidiu não indicar um substituto, antevendo a situação. A decisão também mexe com a eleição em Caruaru.
A deputada estadual Raquel Lyra, que recentemente trocou o PSB pelo ninho tucano, agora vai para a oposição. A situação dela já não era tão confortável junto ao socialista, já que ela e o pai, o ex-governador João Lyra, afirmam que ambos foram praticamente expulsos do PSB, que optou por apoiar Jorge Gomes e preteriu Raquel para ser a candidata do PSB em Caruaru.