O ex-deputado federal e atual secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Daniel Coelho, retorna ao governo estadual com nova missão: ocupar a Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha, substituindo Ana Luiza Ferreira. As informações são do blog da Folha.
A nomeação faz parte de uma micro-reforma governamental, considerada estratégica para reforçar a administração estadual na reta final do mandato da governadora Raquel Lyra (PSD). A ideia é também consolidar o apoio do governo para a disputa eleitoral de 2026, especialmente frente ao prefeito do Recife, João Campos (PSB), considerado um provável adversário.
Daniel Coelho já esteve à frente da pasta de Turismo entre 2023 e 2024. Em junho do ano passado, deixou o cargo para disputar a Prefeitura do Recife, quando obteve cerca de 29,8 mil votos (3,21%), ficando em quarto lugar entre os candidatos.
Agora à frente da Secretaria de Meio Ambiente, ele assumirá um dos setores mais delicados da gestão estadual, inclusive responsável por temas como a conservação do Arquipélago de Fernando de Noronha — onde o cenário ainda está instável, já que o adjunto Virgílio Oliveira segue atuando após não ter sido aprovado pela Assembleia Legislativa.
À frente da secretaria, Daniel terá papel-chave na representação de Pernambuco na COP30, prevista para novembro em Belém, o que exige capacidade de articulação e visibilidade nacional no campo da sustentabilidade.
